Na luta

Deputados e artistas se unem em defesa do Pantanal

Em reunião virtual, parlamentares convidam artistas a assinarem carta que pede ações em defesa do bioma que teve 21,9% de sua área destruída neste ano

Arquivo / Mike Toscano / Secom-MT
Arquivo / Mike Toscano / Secom-MT
Área total queimada no Pantanal em 2020 já é a maior desde 2002, atingindo 32.910 km²

São Paulo – Artistas brasileiros foram convidados a emprestarem suas vozes e artes pela defesa do Pantanal. O bioma brasileiro teve 21,9% de sua área destruída por incêndios neste ano. O convite foi feito por parlamentares da comissão externa da Câmara dos Deputados, que acompanha o combate às queimadas. 15 artistas participaram de reunião virtual nesta quinta-feira (29).

“Com artistas e as mais variadas personalidades engajadas, certamente lançaremos luzes sobre os problemas e, de forma coletiva, enfrentaremos as causas e consequências dessa tragédia”, diz a carta-convite lida pelo deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que convoca para a defesa do Pantanal. “O resultado desta comissão precisa ser comunicado”, acrescentou Teixeira.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a área total queimada no Pantanal em 2020 já é a maior desde 2002, atingindo 32.910 km² (21,9% de um total de 150 mil km² de área). No acumulado do ano, os dados revelam que o Pantanal já abriga 21.084 focos de incêndio, 68,18% acima do número recorde registrado em 2005: 12.536 ocorrências.

Coordenadora do colegiado, a deputada Professora Rosa Neide (PT-MT) ressaltou que a carta é assinada pelos 23 deputados da comissão externa e pediu que os artistas sejam embaixadores da causa ambiental. “Cada artista que puder gravar um vídeo com cápsulas de educação ambiental já estará ajudando muito”, destacou.

Morte de animais

Ao comentar os incêndios no Pantanal, a atriz Lucélia Santos lamentou a morte de animais. “Vê-los em tanto sofrimento é insuportável”, disse. Comprometida em assinar a carta, a atriz disse que não se deve deixar de politizar a questão. “Todos sabemos que todo o sistema protetor do meio ambiente está sendo desmontado de forma criminosa e irreversível. E isso tem nome e sobrenome”, afirmou a atriz.

Também com críticas à atual política ambiental do governo federal, o ator Marcos Palmeira mencionou o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. “É impossível não falar em um ministro do Meio Ambiente que odeia o meio ambiente. Nunca vi isso”, criticou Palmeira.

Para ele, existe uma grande dificuldade de comunicar a importância do meio ambiente para as pessoas e o que está realmente acontecendo. “Ficar só batendo no inimigo não dá muito resultado e você acaba fortalecendo ele. Temos que pulverizar o discurso e mobilizar as pessoas”, observou. Com informações da Agência Câmara de Notícias