Alerta

Legislativo paulista debate situação da cava subaquática de Cubatão

Cratera que estoca lixo tóxico na Baixada Santista tem preocupado moradores da região por conta dos riscos ao ecossistema local

CHARGE.ORG/REPRODUÇÃO

Objetivo da audiência é impedir riscos de rompimento e também apurar atuação da Cetesb que concedeu aval para a cava

São Paulo – A cava subaquática de Cubatão, que tem colocado em estado de alerta moradores do município localizado na Baixada Santista, será tema de debate nesta terça-feira (26) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O objetivo da audiência é buscar alternativas, a partir da análise de ambientalistas e laudos técnicos, para impedir que acidentes ocorram na região.

Conforme reportagem da RBA publicada no início do mês, a cava, que armazena um alto teor de poluentes formados por rejeitos e lixos tóxicos, tem despertado preocupação pela possibilidade de rompimento e por estar em uma área sujeita a eventuais erosões, colisão com navios ou abalos naturais.

Em entrevista à jornalista Marilu Cabañas, da Rádio Brasil Atual, o deputado Luiz Fernando Teixeira Ferreira (PT) afirmou que pretende reunir assinaturas para abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apure a atuação da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), que deu o aval para a cava administrada pela subsidiária da Vale, a VLI.

“Pode estar sendo cometido na cidade de Cubatão, na Baixada Santista no geral, um grande crime ambiental que comprometerá a vida marinha, um ecossistema todo”, alerta o deputado.

Ouça a entrevista na íntegra

 

Leia também

Últimas notícias