Após chuva

Bombeiros registram 665 quedas de árvores em 27 horas em São Paulo

Arborização na capital paulistana é um problema devido à falta de fiscalização, segundo o geógrafo e professor da USP Wagner Ribeiro

Rovena Rosa/EBC

Entre a madrugada desta quarta-feira (27) até às 11h, mais 115 chamados de queda de árvores foram registrados

São Paulo – Ao menos 780 árvores caíram devido a chuvas e ventanias registradas nesta terça e quarta-feira, na cidade de São Paulo. De acordo com balanço do Corpo de Bombeiros, houve 665 acionamentos na terça e 115 apenas entre a madrugada de hoje (27) até pelo menos às 11h.

Em sua coluna na Rádio Brasil Atual, o professor do departamento de Geografia e do programa de pós-graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo (USP), Wagner Ribeiro, explica que a alta quantidade de quedas verificadas aponta para um problema que é estrutural, e que ocorre, sobretudo, pela falta de fiscalização.

De acordo com o professor, a questão da arborização em São Paulo é prejudicada pela poda criminosa, usada com frequência para priorizar cabos elétricos e por plantações de árvores de forma deliberada pela população, sem planejamento, em muitos casos com espécies exóticas que não estão adaptadas às condições da cidade.

“Mas tudo isso por uma palavra que precisa ser afirmada: fiscalização (…) a prefeitura deveria fazer um trabalho de esforço para verificar as condições de cada uma dessas árvores e substituí-las caso estejam contaminadas ou em condições de risco”, afirma Ribeiro.

Ouça a entrevista

Leia também

Últimas notícias