PL 31/2018

Ativistas pressionam deputados paulistas para proibir embarque de animais vivos

Defensores do direito dos animais cobram celeridade na aprovação de projeto de lei que proíbe a prática, que além de ser considerada cruel, traz prejuízos econômicos e ao meio ambiente

Anda/Divulgação

“São 20 mil bois num navio durante 15 ou 20 dias. Não tem como dar certo”, diz a ativista Luisa Mel

São Paulo – Ativistas pelos direitos dos animais compareceram à Assembleia Legislativa de São Paulo, na tarde desta terça-feira (24), para pressionar deputados a votar pela aprovação do Projeto de Lei (PL) 31/2018 que, se aprovado, proibirá o embarque de animais vivos em transportes marítimos para abate e consumo em outros países. Pela quinta semana seguida, ativistas acompanharam as votações para cobrar celeridade na tramitação do projeto.

Para a defensora dos direitos dos animais Luisa Mell, essa forma de transporte,  além de ser cruel, também é prejudicial ao meio ambiente. “É só pensar. São 20 mil bois num navio durante 15 ou 20 dias. Não tem como dar certo, não tem como não ser uma situação catastrófica, tanto para os animais como para o meio ambiente. É um assunto seríssimo, porque o mundo está à beira de um colapso, e ninguém está concordando. Só uma meia dúzia de pecuaristas, e também deputados, que devem estar ganhando alguma coisa com isso”, afirmou à repórter Ana Rosa Carrara, da Rádio Brasil Atual

A ativista Karina Somaggio, da organização Abraço Animal, entidade que resgata cavalos de carroceiros, explica que os prejuízos não são apenas para os animais, mas também para a economia, já que se entende essa forma de exportação, como comércio de matéria-prima. “O Estado só tem a ganhar com esse projeto. Hoje estão sendo embarcados 8 mil animais no porto de São Sebastião. Não pagam um centavo para o estado em ICMS. Nós ficamos com tudo de ruim, desde o nascimento até o embarque desses animais. A gente fica com o ônus da (devastação da) terra, da poluição.” 

Ela acredita que a demora em votar o projeto tem a ver com o interesse de alguns deputados que fazem parte da pequena parcela de pecuaristas que lucram com essa forma de comercialização de carnes. Mesmo diante da demora dos parlamentares em votar o projeto, os manifestantes dizem que não irão desistir de fazer pressão. O projeto está em processo de discussão em comissões da Casa e não tem previsão para ser votado.

Ouça a reportagem da Rádio Brasil Atual: