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Mais dez vias de São Paulo adotam 50 km/h para reduzir acidentes

Medida entrará em vigor na sexta-feira (11) com respaldo de bom resultado obtido nas marginais – queda de 27% em acidentes com vítimas; programa de prevenção da prefeitura teve início em 2013

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Marginal Tietê: casos de vítimas fatais, que somaram 73 pessoas em 2014, reduziram pela metade

São Paulo – Mais dez vias de circulação de veículos da cidade de São Paulo terão a velocidade máxima reduzida de 60 km/h para 50 km/h, a partir da próxima sexta-feira (11). Com essa ação, a ser adotada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), estará completa a meta de redução no eixo leste-oeste. A medida integra o Programa de Proteção à Vida, iniciado em 2013 pela prefeitura, na prevenção de acidentes.

Levantamento da companhia , divulgado na quinta-feira (3), mostra que seis semanas após a adoção da medida, nas marginais Pinheiros e Tietê, o número de acidentes com vítimas (mortos e feridos) caiu 27% comparado a igual período de 2014. No total, o número de ocorrências baixou de 159 para 116. Os casos de vítimas fatais que somaram 73 pessoas, em 2014, reduziram pela metade e os acidentes sem vítimas tiveram um recuo de 15% ao atingir 317.

O relatório aponta ainda queda média de 12% nos congestionamentos das marginais. No horário de pico, à tarde, a lentidão foi ainda menor, 22% em relação ao mesmo período de 2014, com as filas passando de 48,8 quilômetros para 38,1 quilômetros. Pela manhã, diminuiu em 8%, passando de 20,9 quilômetros para 19,3 quilômetros.

Os novos trechos com mudanças, onde a velocidade passará de 60km/h para 50km/ são: avenida Francisco Matarazzo, ligação Leste-Oeste, avenida Alcântara Machado, viaduto Pires do Rio, rua Melo Freire, avenida Conde de Frontin, avenida Antônio Estevão de Carvalho, avenida Doutor Luís Ayres, Complexo Viário Itaquera e avenida José Pinheiro Borges. Nestes locais, os motoristas deverão ser alertados quanto à redução da velocidade por meio de faixas e banners, além das placas de sinalização.

Essa ação, que tem como objetivo dar maior proteção aos pedestres, faz parte de várias outras medidas que estão sendo tomadas, como a implantação de “Áreas 40”, trechos de vias onde os motoristas só podem dirigir com velocidade máxima de 40 km/h e, ainda, da “Frente Segura”, bolsões de parada junto aos semáforos para motociclistas e bicicletas e das faixas de pedestres diagonais, em cruzamentos de grande movimento.

Segundo a prefeitura, foram revitalizados 4.537 semáforos em cruzamentos na cidade. Entre as vias que já tiveram a velocidade máxima reduzida estão as marginais Tietê e Pinheiros, onde as novas regras começaram, no último dia 20 de julho.

Nas marginais, a velocidade máxima permitida, na pista expressa caiu de 90 km/h para 70 km/h para os carros e de 70 km/h para 60 km/h para os caminhões. Na pista central, caiu de 70km/h para 60 km/h e na pista local, de 70 km/h para 50 km/h.

Levando em conta as demais vias, houve redução média de 7%, sendo que, no período da tarde, a lentidão ficou 19% menor com a média de 101,9 quilômetros ante 125,9 quilômetros.

Para coibir a ultrapassagem da velocidade máxima, foram implantados 818 radares em pontos estratégicos, dos quais 540 são fixos, 158 barreiras eletrônicas/lombadas e 20 estáticos (móveis) para fiscalização em 120 locais. De janeiro a junho, o número de autuações cresceu, passando de 4.978.237 multas aplicadas em 2014 para 6.098.229.

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