Crise hídrica

Em CPI, governos Serra e Alckmin voltam a ser criticados por falta de investimentos

Promotor de Justiça afirma que, em 12 anos, gestões tucanas nada fizeram para diminuir dependência do Sistema Cantareira

Luiz Augusto Daidone/Fotos Públicas

Sistema Cantareira recuperou parte de sua capacidade, mas nível atual está longe de afastar a crise

São Paulo – Durante a sessão de ontem (19) da CPI da Sabesp, na Câmara Municipal de São Paulo, que investiga a gestão dos recursos hídricos, os governos Serra e Alckmin voltaram a ser criticados pela falta de investimentos no sistema de abastecimento de água e também pela falta de transparência nas informações.

A sessão da CPI foi aberta com um depoimento do promotor de Justiça Ricardo Manuel Castro, secretário-executivo do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema), que destacou a responsabilidade da gestão atual pela atual crise de abastecimento de água na região metropolitana.

“De 2002 até hoje, ou então pelo menos fevereiro de 2014, que foi o ápice da crise hídrica, no estado de São Paulo, temos pelo menos 12 anos em que a Sabesp e o governo do estado praticamente nada fizeram, em termo de obras, para diminuir a dependência da região metropolitana de São Paulo do Sistema Cantareira”, destacou o promotor.

O presidente da CPI, Laércio Benko, cobrou mais transparência no posicionamento do governo estadual. Para ele, o governo finge que está tudo bem: “Para um doente se curar, tem que reconhecer que esta doente. O governo de São Paulo finge que está tudo bem. A partir do momento que reconhecer que cometeu sérios equívocos da administração da crise hídrica, em 2014, eu, particularmente, começarei a ter esperança de que o problema poderá ser resolvido”.

Assista a reportagem completa do Seu Jornal, da TVT:

Leia também

Últimas notícias