Crise hídrica

Nível da Cantareira fica estável, apesar do temporal de ontem

Os 27,7 milímetros que caíram sobre os reservatórios não foram suficientes para aumentar o nível do sistema, que permanece desde o dia 19 em 6,7% do volume morto; Guarapiranga subiu para 36,6%

Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas

Represa Jaguari, uma das que abastecem o Sistema Cantareira: níveis apenas mantidos com chuvas de ontem

São Paulo – Os 27,7 milímetros de chuva que caíram ontem (22) sobre o Sistema Cantareira não foram suficientes para aumentar o nível do reservatório, que se manteve em 6,7% do volume morto. Desde o dia 19, os reservatórios do sistema apresentam esse mesmo percentual, mostrando uma tendência de estabilidade com a chegada das chuvas de verão. Outro manancial que manteve seu nível foi o de Rio Claro, que está com 25,8% da capacidade. A pluviometria registrada ontem foi 41 milímetros.

O temporal que atingiu São Paulo ajudou a elevar quatro dos seis sistemas de abastecimento, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

No Sistema Guarapiranga, a forte chuva de ontem somou 74,2 milímetros, ajudando a superar a média histórica de chuvas para todo o mês. A precipitação esperada sobre o manancial é 175,2 milímetros e, com o temporal de ontem, chegou a 192,8 milímetros no acumulado do mês. O nível dos reservatórios subiu de 35,2% ontem para 36,6% hoje.

No Sistema Rio Grande, a chuva também foi significativa, com volume de 66,7 milímetros. Com isso, os reservatórios subiram de 64,2% ontem para 66,7% hoje. O Sistema Alto Cotia recebeu 19,4 milímetros e elevou-se de 29,7% ontem para 30,2% hoje. No Alto Tietê, a chuva foi a mais intensa, de 75,2 milímetros; o percentual subiu 10,1% de ontem para 10,5% hoje.

Saiba mais: