Falta d'água

ANA ainda não recebeu da Sabesp plano para liberar segunda parte do volume morto

Prazo de entrega da nova versão do plano era ontem (6). No domingo, Sistema Cantareira atingiu 5,8% da capacidade, batendo novo recorde negativo.

Sebastião Moreira/ EFE

Pelas estimativas da própria Sabesp, a água deve acabar no próximo dia 21; serão prejudicadas 9 milhões de pessoas

São Paulo – Até as 18h30 desta segunda-feira (6), a Agência Nacional de Águas (ANA) não havia recebido a nova versão do plano de operação da segunda cota do “volume morto” dos reservatórios do Sistema Cantareira da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

A agência informou, por meio de nota, que recebeu, no último dia 26, o plano da Sabesp. Porém, três dias depois, a companhia enviou ofício avisando que o documento precisava de correções no método e modelo, e solicitou prazo de cinco dias úteis para a entrega de novos estudos.

Segundo a ANA, o plano e a as regras de funcionamento dos equipamentos de bombeamento, tanto os que já estão instalados quantos os que estão previstos para ser implementados, são essenciais para análise e autorização de uso do segundo “volume morto.”

Domingo (5), o Sistema Cantareira atingiu 5,8% da capacidade, batendo novo recorde negativo.

O governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) continua negando que há racionamento. Em entrevista coletiva realizada no dia seguinte à sua  reeleição, afirmou que “não há e não haverá racionamento” de água no estado. Apesar dos frequentes relatos de falta de água em diversos bairros da capital, Alckmin diz que são problemas “pontuais.”

“Não tem falta [de água]. Aqueles casos [apontados por consumidores] é só nos mandar que vamos verificar. A única hipótese para a falta é quando se troca de sistema. Mas é uma coisa pontual e transitória”, disse ele.

O governador reclama que há uma exploração política da situação. “Disseram que, em fevereiro, faltaria água, não faltou. Veio março, abril, maio, junho, julho, agosto e setembro. Acabou o inverno e já entramos na primavera e não vai faltar [água]. Temos uma reserva de mais de 200 bilhões de litros de água e nem pretendemos utilizar tudo isso.”

Alckmin também disse que, a partir do dia 30 deste mês, parte do volume do Sistema Guarapiranga passará a ser utilizado em complemento ao Cantareira, medida que será suficiente para não faltar água, segundo ele. “Temos também uma segunda reserva técnica cujas obras estão prontas”, acrescentou.

O bônus para consumidores que economizarem água será mantido, segundo Alckmin.

Com informações da Agência Brasil.

Leia também

Últimas notícias