emissão de gases

Em vigor há cinco anos, lei não reduziu índice de poluição atmosférica em São Paulo

Em debate organizado pela Rede Nossa São Paulo, especialistas apontam que, ao contrário, a concentração de gases poluentes na cidade aumento 4,4% no período

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por ano, morrem 4 mil paulistanos precocemente devido a poluição do ar

São Paulo – O índice de poluição atmosférica aumentou 4,4% nos últimos cinco anos em São Paulo e não alcançou meta estabelecida em 2010 pela Lei Municipal de Mudança Climática, que pretendia diminuir em 30% a emissão de gases poluentes até 2012. Os dados foram apresentados ontem (20), durante debate promovido pela Rede Nossa São Paulo, sobre os cinco anos de vigência da lei – a entidade reúne organizações da sociedade civil para promover o desenvolvimento sustentável da capital paulista.

Paulo Saldiva, pesquisar do laboratório de poluição atmosférica da USP, afirmou que 4 mil paulistanos morrem precocemente todos os anos devido à poluição. “Em São Paulo, hoje, a gente estima que um em cada cinco infartos são atribuíveis à poluição, além de 16% dos cânceres de pulmão e cerca de 12% das internações respiratórias”. A reportagem foi ao ar na edição de ontem (20) do Seu Jornal, da TVT.

Para o especialista, é preciso melhorar o transporte público em São Paulo, para que mais pessoas o utilizem e diminua a emissão de gases poluentes dos automóveis particulares. A mobilidade urbana representa hoje 60% das emissões na metrópole.

Segundo o secretário de Serviços Urbanos de São Paulo, Simão Pedro, a prefeitura está investindo em reciclagem parar combater a emissão de gases por resíduos. “É um plano de metas ousado, que prevê uma série de ações, parar começar vamos avançar na ampliação da reciclagem”, afirma.

Assista à reportagem realizada pela TVT: