Processamento

Governo anuncia programa de reciclagem de resíduos sólidos nos 12 estádios da Copa

Estimativa é de que 320 toneladas de lixo sólido sejam produzidos nos 64 jogos do Mundial

Arquivo ABr

A reciclagem de resíduos está prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída em 2010

São Paulo Durante a Copa do Mundo de 2014 todo o lixo sólido produzido nos 12 estádios que receberão os jogos da competição será coletado e encaminhado à reciclagem em cooperativas. A Coca-Cola Brasil, em parceria com a Fifa, será a responsável pela ação de gerenciamento dos resíduos. Ao todo, serão 840 catadores capacitados. O treinamento começou por Brasília, nesta terça-feira (11) e passará por todas as capitais do Mundial.

A ação também foi realizada durante a Copa das Confederações de 2013, quando 70 toneladas de material foram destinadas à indústria de transformação. Ao todo, a Coca-Cola oferece suporte para a gestão e capacitação em 300 cooperativas em 22 estados. A estimativa é que sejam produzidas cinco toneladas de resíduos passíveis de reciclagem a cada partida da Copa do Mundo, o que daria quase 320 toneladas após os 64 confrontos.

“Avaliamos a experiência realizada na Copa das Confederações de forma bastante positiva e, em parceria com a Fifa, resolvemos levar a ação para as 12 cidades-sede. A participação dos catadores foi fundamental para o resultado. Pensando na Copa do Mundo, decidimos ir além e contribuir também para o crescimento profissional e pessoal desse grupo. Por isso, criamos o treinamento para gestão de resíduos nos estádios da Copa do Mundo”, explica Victor Bicca, diretor de assuntos governamentais, comunicação e sustentabilidade da Coca-Cola Brasil para o Mundial.

Em Brasília

Todo o material coletado no Estádio Mané Garrincha será destinado à Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis do Distrito Federal. O curso para 70 catadores teve uma carga horária de quatro horas. Nas aulas, eles aprenderam como manusear os equipamentos que serão utilizados durante o Mundial e foram treinados também sobre a dinâmica de trabalho dentro do estádio, além de terem recebido informações sobre segurança e questões comportamentais.

No estádio de Brasília serão instalados cerca de 300 coletores de 180 litros em áreas de circulação do público, e pelo menos 400 lixeiras de papelão de 100 litros em escritórios, vestiários e áreas VIP. Os equipamentos da cor verde serão destinados aos resíduos recicláveis, como copos e garrafas plásticas. Já os de cor cinza receberão lixo orgânico, como restos de alimento.

Durante as partidas, haverá campanha de conscientização com os torcedores. Além da sinalização adequada das lixeiras, serão divulgados informes nos telões com mensagens do mascote do Mundial, o tatu-bola Fuleco, padrinho da ação.

A coleta seletiva começou no Distrito Federal há um mês, com a entrega dos caminhões responsáveis pelo recolhimento do lixo reciclável. Segundo o coordenador do Movimento Nacional de Catadores no DF, Ronei Alves, a valorização desse trabalho durante a Copa do Mundo terá impactos positivos na conscientização dos cidadãos.

“O catador sempre trabalhou de forma invisível. Poder atuar em um evento que será visto em todo o planeta é uma oportunidade de mostrar que temos uma função ambiental importante. Estamos vivendo um momento em que o cidadão precisa se responsabilizar pelo lixo que produz. Com essa ação, a população terá consciência, ao consumir a comida e a bebida, de que esse material precisa ter um descarte e uma destinação corretos”, disse.

A reciclagem de resíduos está prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída em 2010, que cria normas para a coleta, o destino final e o tratamento de lixo urbano e industrial, entre outros.

Leia também

Últimas notícias