São Paulo sofre com falta de ações para o meio ambiente

Apesar de ter avançado na despoluição visual da cidade, prefeitura não cumpriu determinações do Plano Diretor nas regiões de preservação ambiental

São Paulo – Reportagem da TVT divulgada no Seu Jornal de ontem (12) ressalta a importância das políticas de meio ambiente para o planejamento urbano das metrópoles brasileiras, e lembra que o Plano Diretor Estratégico de São Paulo, aprovado em 2002, previa uma série de ações nesse quesito, desde a ampliação de áreas verdes até reciclagem de lixo.

De acordo com o urbanista Jorge Wilheim, ex-secretário de Planejamento, as últimas administrações municipais avançaram em alguns pontos da agenda ambiental do Plano Diretor. “Acredito que tirar os outdoors das ruas foi um avanço”, reconhece, citando uma das políticas públicas que marcaram a passagem de Gilberto Kassab (PSD) pela prefeitura de São Paulo. “Mas acho que chamar esse programa de Cidade Limpa seja um exagero, porque a cidade não está limpa.”

A equipe da TVT foi conferir como anda a aplicação do Plano Diretor numa das regiões de maior riqueza ambiental de São Paulo: a Serra da Cantareira. O que se vê no vídeo não agrada ecologistas e moradores da região, que sentem falta de políticas preservacionistas.

Confira: