Ministro avisa que governo fará debate sobre alterações na MP do Código Florestal

São Paulo – O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, avisou hoje (28) que o governo federal fará um “debate coletivo” sobre o texto aprovado pelo Congresso […]

São Paulo – O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, avisou hoje (28) que o governo federal fará um “debate coletivo” sobre o texto aprovado pelo Congresso alterando a medida provisória editada a respeito do Código Florestal. “O texto aprovado no Congresso é o texto da maioria, mas agora o governo reserva-se no direito de analisá-lo”, disse Ribeiro Filho, segundo comunicado emitido pelo ministério.

O texto votado esta semana pelos senadores manteve as alterações promovidas pela bancada ruralista na Câmara, contrariando a orientação dada pelo Palácio do Planalto à base aliada. A Medida Provisória 571, de 2012, foi editada para suprir lacunas deixadas pelos vetos de Dilma Rousseff à primeira versão do texto, aprovada em abril e barrada às vésperas da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

Durante a tramitação na Câmara, porém, a bancada de represenantes do agronegócio, a mais volumosa do Legislativo, fez uma série de alterações que não foram acordadas com o Executivo na tentativa de garantir flexibilidade à legislação e anistiar o desmatamento em várias situações. “Vamos continuar trabalhando para ter o Código Florestal brasileiro, depois de 20 anos, como uma realidade que o Brasil tanto perseguiu”, afirmou o ministro.

 

Leia também

Últimas notícias