Rio+20: redes sociais podem ampliar participação social, afirmam jornalistas

São Paulo – As redes sociais são uma ferramenta importante para engrossar o debate sobre a sustentabilidade. A consideração foi um dos pontos de consenso entre o jornalista e blogueiro […]

São Paulo – As redes sociais são uma ferramenta importante para engrossar o debate sobre a sustentabilidade. A consideração foi um dos pontos de consenso entre o jornalista e blogueiro Luís Nassif e a produtora Cristina Carvalho, da TV Brasil, no debate on-line “#EsquentaRio20”, realizado hoje (4), pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), a respeito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

Ao falar sobre o papel dos meios de comunicação na cobertura de iniciativas sustentáveis, Cristina disse que as redes sociais são um instrumento que permite a ação participativa da sociedade, estimulando as discussões sobre temas como meio ambiente e políticas sociais. “A TV pública tem grande responsabilidade nisso, tratando melhor a questão ambiental e criando cada vez mais espaços e programas para tratar sobre o assunto”, afirmou.

Para Nassif, os debates que envolvem o meio ambiente são algo que os cidadãos precisam se inteirar. “O meio ambiente virou questão econômica e social e existe um discurso feito para cada setor, apresentando a complexidade em se debater o tema. As redes sociais chegam para levar essas questões para a população discutir”, afirmou. Nassif e Cristina esperam que haja uma cobertura adequada da mídia durante a Rio+20.

Para Cristina, é importante considerar o fato de que haverá no Rio de Janeiro dois momentos distintos. Um que envolve a elaboração de cartas e protocolos oficiais pelos governos e outro que representará a participação da sociedade, por meio de fóruns que aprofundarão o tema da sustentabilidade.  “A sociedade é que movimenta as questões do planeta. Vivencia o dia a dia das carências ambientais e sociais. Os governos não podem fechar os olhos para os que, no futuro, passarão fome e enfrentarão falta de água. As mídias são obrigadas a dar esse tipo de informação”, disse.

Nassif falou da importância de os meios de comunicação definirem as formas de interação e abordagem para apresentar ângulos diferentes dos debates da Cúpula dos Povos, evento paralelo à Rio+20, organizado pela sociedade civil.