ONU se diz otimista com Rio+20, apesar de ausências importantes

Rio de Janeiro – A conferência sobre desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas, a Rio+20, será bem sucedida e terá bons resultados, apesar da ausência de importantes líderes mundiais, […]

Rio de Janeiro – A conferência sobre desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas, a Rio+20, será bem sucedida e terá bons resultados, apesar da ausência de importantes líderes mundiais, disse nesta segunda-feira o secretário geral da ONU para o evento, Sha Zukang. “Estamos otimistas porque vamos, definitivamente, sob a presidência do Brasil, chegar a um bom resultado”, disse ele após visita ao prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB).

Ele lamentou as ausências do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, da chanceler da Alemanha, Angel Merkel, e do primeiro-ministro britânico, David Cameron, mas não considera que isso represente um prenúncio de fracasso da conferência.

Zukang, inclusive, ainda mantém a esperança da vinda desses líderes mundiais. “São problemas internos deles e uma questão soberana de cada país dizer quem participará da conferência. Mas nós ficaremos muito felizes se eles mudarem de idéia e decidirem estar aqui”, disse. “Não acho que as ausências (vão enfraquecer o evento). Eles vão estar representados em alto nível”, completou.

A Rio+20 começa na quarta-feira no Rio de Janeiro e vai até o dia 22 deste mês. Entre os dias 20 e 22 de junho, chefes de Estado de quase todo o mundo estarão na cidade discutindo o desenvolvimento sustentável.

A expectativa de alguns especialistas é que a crise econômica européia possa dificultar a celebração de compromissos ambientais, uma vez que as nações estariam mais preocupadas em resolver problemas internos e se protegerem dos efeitos da turbulência do que assumir novas obrigações “verdes”. “As pessoas só mostram suas cartas no último minuto, infelizmente”, disse o secretário da ONU ao ser questionado sobre a dificuldade dos países na elaboração do documento prévio para a Rio+20.

© 2012 Thomson Reuters. All rights reserved.