Às vésperas da Rio+20, governo anuncia menor taxa de desmatamento da Amazônia

São Paulo – O governo federal anunciou hoje (5) em Brasília que a taxa de desmatamento na Amazônia chegou em 2011 ao menor nível desde o começo da medição oficial, […]

São Paulo – O governo federal anunciou hoje (5) em Brasília que a taxa de desmatamento na Amazônia chegou em 2011 ao menor nível desde o começo da medição oficial, em 1988. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, informou durante cerimônia no Palácio do Planalto que a derrubada na região ficou em 6.418 quilômetros quadrados, um quarto do pior ano, 2004, com 27 mil quilômetros quadrados, e metade do registrado no primeiro ano. A taxa é 8% menor que a registrada em 2010, e fica levemente acima da estimativa inicial.

Os dados completos foi divulgado em seguida pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe). No ano passado, o desmatamento foi liderado pelo Pará, com três mil quilômetros quadrados, seguido por Mato Grosso (1.120), Rondônia (865) e Amazonas (502). 

De acordo com a ministra, em abril deste ano houve uma redução de 51% frente ao desmatamento registrado no mesmo mês do ano passado, e o país tem caminhado para cumprir antes de 2020 a meta de reduzir em 80% as emissões de carbono provocadas pela deflorestação. 

A cerimônia por conta do Dia Mundial do Meio Ambiente foi organizada pelo governo como uma espécie de abertura extraoficial da Conferência da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que terá início na próxima semana no Rio de Janeiro. 

Leia também

Últimas notícias