Código Florestal é aprovado em mais duas comissões do Senado

Reunião marcada para esta quarta-feira votará destaques que não foram consensuados; manifestantes contrários ao projeto entraram em confronto com policiais nos corredores do Senado

Falta ainda uma comissão antes de o texto ser votado em plenário (Foto: Lia de Paula/ Agência Senado)

São Paulo – O relatório do senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) que altera o Código Florestal foi aprovado pelas comissões de Agricultura (CRA) e de Ciência e Tecnologia (CCT) em sessão conjunta nesta terça-feira (8). O texto foi acolhido com 12 votos favoráveis e um contrário na CCT e com 15 votos na CRA.

Sob impasse, os senadores Marinor Brito (PSOL-PA) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) pediram o adiamento da votação argumentando que o relator teria mudado seu voto em relação ao relatório apresentado na semana passada e o que foi votado nesta terça-feira. O senador Eduardo Braga (PMDB-AM) e presidente da CCT não acolheu o pedido e manteve o relatório de Luiz Henrique.

Braga propôs que os destaques de votação em separado, referentes a emendas rejeitadas pelo relator e que não tiveram consenso, fossem examinados em reunião marcada para esta quarta-feira (9), às 8h30. Entre esses destaques estão propostas dos senadores Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e Antonio Carlos Valadares (PSB-DF) referentes à recomposição das matas ciliares.

Depois de concluída a votação na CRA e na CCT, o Código Florestal será analisado pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), onde é relatado por Jorge Viana (PT-AC). Depois disso, irá ao Plenário. Se aprovado pelo Senado, o projeto deverá retornar à Câmara, em razão de ter sido modificado.

Confronto

Durante a votação do projeto, estudantes da Universidade de Brasília (UnB) que protestavam contra a aprovação do novo Código Florestal foram reprimidos por policiais no corredor das comissões no Senado. Um estudante acabou levante um tiro de uma arma paralisante e teve de ser levado ao hospital. A senadora Marino Brito, membro da comissão, acompanhou o jovem. Durante toda a sessão, os estudantes da UnB usavam narizes de palhaço e gritavam palavras de ordem.

Com informações da Agência Senado e Agência Brasil

 

Leia também

Últimas notícias