Estações de metrô recebem coleta de lixo eletrônico até o dia 26

São Paulo – Uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com diversas empresas, instalou, em estações de metrô das principais capitais brasileiras, unidades de coleta seletiva para […]

São Paulo – Uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com diversas empresas, instalou, em estações de metrô das principais capitais brasileiras, unidades de coleta seletiva para descarte de lixo eletrônico. Instaladas no sábado (15), como parte das atividades do “Mês do Consumo Sustentável”, as caçambas podem receber qualquer tipo de material eletrônico, de computadores a fitas cassete. A coleta vai até o próximo dia 26, das 6h às 18h. As caçambas ficam na entrada das estações.

Equipamentos eletrônicos, se descartados de forma inapropriada, podem contaminar o solo e a água por conter metais pesados e outras substâncias químicas tóxicas. Em contrapartida, a reciclagem desses produtos é extremamente eficiente, sendo, por exemplo, que mais de 70% de um computador pode ser reciclado e retornar à produção industrial.

São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro tiveram a inciativa aplicada. A população dessas capitais pode entregar o seu eletroeletrônico nos postos de coleta instalados no mezaninos das estações do metrô Tucuruvi (SP), Carioca (RJ), Eldorado (BH) e Galeria (DF). 

Os postos recebem televisores, monitores, computadores, acessórios, notebooks, videocassetes, aparelhos de som, câmeras fotográficas, filmadoras, telefones, celulares, eletrodomésticos, cabos, fitas, CDs e DVDs, entre outros.
 

Leia também

Últimas notícias