Empatado em 1 a 1, julgamento de Belo Monte é novamente adiado

São Paulo – O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) adiou, mais uma vez por pedido de vista, o julgamento da ação civil pública que pede a anulação do […]

São Paulo – O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) adiou, mais uma vez por pedido de vista, o julgamento da ação civil pública que pede a anulação do decreto que autorizou a instalação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Nesta quarta-feira (26), o desembargador Fagundes de Deus não acompanhou o voto da relatora, Selene Maria de Almeida, e votou contra o pedido, deixando o placar com um voto a favor e um contra. Ao votar,  a desembargadora Maria do Carmo Cardoso pediu vista do processo, motivo pelo qual foi adiada a decisão. 

Fagundes de Deus considerou que a situação está consolidada e a consulta prévia aos indígenas da região –  motivo da ação civil que está em julgamento – pode ser posterior à autorização de início das obras, como fez o governo. “A OIT (Organização Internacional do Trabalho) não obriga consulta prévia à autorização, basta que seja prévia à instalação da usina”, conclui o desembargador.

Ainda na defesa de seu voto, Fagundes de Deus afirmou que o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) tomou todas as providências necessárias para que os efeitos ambientais fossem mensurados e mitigados. Segundo ele, nenhuma terra indígena será atingida diretamente por alagamentos, argumento dado também pelo governo e pelo consórcio responsável pela obra.

A discussão sobre o assunto começou em 2006, quando o MPF entrou com uma ação na Justiça Federal do Pará contestando o fato de o Congresso Nacional não ter promovido a oitiva dos povos indígenas antes da autorização da construção da usina, o que ocorreu por meio de projeto de decreto legislativo. Para o órgão, essa oitiva prévia é um requisito estabelecido pela própria Constituição para proteger esses povos de acordos que podem se mostrar prejudiciais futuramente. A ação que está sendo julgada é uma das 12 ações civis públicas que o MPF-PA já empetrou na Justiça pedindo a paralisação da obra.

Leia também

Últimas notícias