Votação do Código Florestal na CCJ do Senado fica para dia 14

O senador Luiz Henrique apresentou parecer ao lado do deputado Aldo Rebelo, autor do substitutivo aprovado na Câmara. Teto amplia margem para autorizar desmate em APP

CCJ do Senado debate lei florestal com o deputado Aldo Rebelo (PCdoB- SP), relator do projeto na Câmara (Foto: Lia de Paula/Agência Senado)

São Paulo – Foi apresentado nesta quarta-feira (31) na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado o parecer do relator do projeto de reforma do Código Florestal brasileiro. O senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) leu as alterações que defende para o texto ao lado do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), autor do substitutivo aprovado na Câmara dos Deputados no fim de maio.

Ao final da leitura do parecer, com 99 páginas, houve pedido de vista por alguns senadores, o que foi acatado pelo presidente da CCJ, Eunício Oliveira (PMDB-CE). Os senadores decidiram marcar a votação na CCJ para o dia 14 de setembro.

A proposta de Luiz Henrique amplia a polêmica em torno da questão por enumerar e especificar as brechas para se permitir autorização a desmatamentos em áreas de preservação permanente (APPs). Na prática, ele confirma o dispositivo estabelecido pela emenda 164 aprovada pela Câmara dos Deputados em maio, junto do substitutivo do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP). O aditivo autorizaria, se aprovado pelo Senado, que os estados definam APPs a partir de critérios mais brandos do que o estabelecido na lei nacional.

Luiz Henrique detalha, no relatório, os pontos considerados como de “utilidade pública”, de “interesse social” e de “baixo impacto ambiental” que poderão permitir intervenção ou supressão de vegetação em APPs. Entra elas, está a retirada de vegetação para construir estádios de futebol e “demais instalações” necessárias à realização de eventos esportivos. O alvo são obras para a Copa do Mundo de 2014 e para a Olimpíada de 2016.

Audiência

Na mesma reunião, foi aprovada a inclusão da CCJ na audiência com juristas sobre a reforma do código marcada para o dia 13 de setembro. A audiência estava prevista para ser realizada em conjunto pelas comissões de Meio Ambiente (CMA), Agricultura (CRA) e Ciência e Tecnologia (CCT). A sugestão da senadora Kátia Abreu  (DEM-TO) é que se inclua na lista de convidados o nome do ex-ministro da Defesa Nelson Jobim.

Com informações da Agência Senado

Leia também

Últimas notícias