Alemães vão às ruas para exigir o fechamento de usinas nucleares no país

Brasília – A Alemanha amanheceu neste sábado (26) com manifestações na capital, Berlim, e também em duas grandes cidades – Hamburgo e Colônia, exigindo das autoridades o fechamento de todas […]

Brasília – A Alemanha amanheceu neste sábado (26) com manifestações na capital, Berlim, e também em duas grandes cidades – Hamburgo e Colônia, exigindo das autoridades o fechamento de todas as usinas nucleares do país. As informações são da agência Lusa de notícias.

As reações foram motivadas pelos acidentes nucleares na Usina de Fukushima Daiicha, no Japão.Os protestos são liderados por partidos da oposição, sindicatos e organizações religiosas.

Os manifestantes e a oposição parlamentar consideram insuficiente a moratória decidida pelo governo da chanceler Angela Merkel, que poucos dias depois do terremoto no Japão, ordenou a suspensão de sete dos 17 reatores em funcionamento na Alemanha.

Os líderes do partido Os Verdes no Parlamento, Renate Kunast e Jurgen Trittin, e pelo chefe da oposição parlamentar social-democrata, Frank-Walter Steinmeier, comandam a marcha em Berlim. Paralelamente, cerca de 20 mil manifestantes protestam em Colônia e Hamburgo.

Também estão sendo planejadas manifestações em Munique e em outra cidades. É terceira vez em uma semana que há protestos contra o funcionamento de usinas nucleares no país. As reações ocorreram depois das explosões e vazamentos nucleares no Japão ocorridos após o terremoto seguido de tsunami no país.