Professor da UnB alerta para riscos ao meio ambiente ligados ao consumo

Brasília – O professor da Academia de Ciências da Universidade de Brasília (UnB), Oton Leonards, disse que o tratamento que a humanidade dá ao meio ambiente é “o legado que […]

Brasília – O professor da Academia de Ciências da Universidade de Brasília (UnB), Oton Leonards, disse que o tratamento que a humanidade dá ao meio ambiente é “o legado que vai ser deixado às gerações futuras”. Ele recomenda, por isso, mudança no padrão da produção e do consumo. “É inevitável e imprescindível uma mudança de mentalidade para que a humanidade possa sobreviver”, afirmou.

Para o especialista é fundamental a adoção dos parâmetros receitados pela Carta da Terra, documento que foi elaborado durante a  Rio 92. No encontro ambiental (realizado na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 1992) participaram 180 países.  

O professor fez palestra, na sexta (22), na abertura do 1º Fórum sobre Resíduos Sólidos, organizado pela UnB para discutir a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em agosto deste ano.

A PNRS estabeleceu normas para a gestão do lixo, inclusive o tóxico, e prevê penalidades para quem não fizer a reciclagem correta. O fórum marcou a implantação do sistema de coleta seletiva de lixo na universidade, com a criação do programa Recicla UnB. 

“A forma de consumo do mundo está nos destruindo, por isso temos que dar vários passos para trás e seguir outros caminhos, baseados em princípios mais humanos, abolindo o sistema de competição e dando lugar à colaboração”, disse o professor. Para ele, no futuro, “a humanidade tende a ser entulhada em lixo”.

Oton Leonards vê os aterros sanitários como “verdadeiras montanhas invertidas que estão poluindo os rios, por isso é preciso consciência sobre o que está sendo feito”. Ao falar sobre as transformações que a terra está sofrendo, ele destacou que são reações advindas dos processos geológicos, climáticos e biológicos. “Uma simples bactéria pode desequilibrar a terra”, disse o especialista. 

UnB

A professora Mara Marchetti, do Núcleo da Agenda Ambiental da UnB, destacou que a universidade é signatária da Carta da Terra e que a iniciativa de implementar o programa de reciclagem é “para despertar a reflexão sobre o cuidado com os atos e o consumo” na comunidade acadêmica. Os funcionários vão ser capacitados para a coleta seletiva, com a mobilização também das cooperativas que trabalham nessa área com a UnB. 

Com informações da Agência Brasil

Leia também

Últimas notícias