Conferência no Japão tenta evitar fracasso sobre preservação de biodiversidade

Rio de Janeiro – A quatro dias de seu encerramento, a 10ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP-10, na sigla em inglês) da Organização das Nações Unidas […]

Rio de Janeiro – A quatro dias de seu encerramento, a 10ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP-10, na sigla em inglês) da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece em Nagoia, no Japão, corre contra o tempo. A intenção é evitar a repetição do fracasso da conferência sobre mudanças climáticas realizada em dezembro do ano passado em Copenhague, na Dinamarca (COP-15). Representantes de governos e da sociedade civil de 193 países se esforçam para aprovar até esta sexta-feira (29) um Plano Estratégico de proteção da biodiversidade a ser implementado nos próximos dez anos.

A tarefa não é fácil, e durante a primeira semana de COP-10 os governos se dividiram. Um grupo de países, do qual o Brasil faz parte, quer um Plano Estratégico que contenha a meta de zerar a perda da biodiversidade até 2020. Outro grupo defende que seja aprovado um plano que apenas traga o compromisso de reduzir a perda da biodiversidade, sem que se assumam metas quantificáveis. O perigo do impasse existe, mas o fantasma de Copenhague faz com que a busca por um acordo avançado aconteça até a última hora.

“Em relação ao Plano Estratégico, os países parecem todos concordar que é necessário um bom plano, com metas claras. No entanto, existem algumas diferenças em relação a qual deveria ser seu nível de ambição”, afirma Cláudio Maretti, superintendente de Conservação Ambiental da organização WWF-Brasil. Ele é um dos que acompanha a COP-10, em Nagoia.

O primeiro passo do Plano Estratégico elaborado na COP-10 provavelmente será reconhecer o fracasso da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) até aqui. Quando foi assinada, há 16 anos, a CDB apontou o ano de 2010 como limite para o cumprimento de 21 metas para a redução da perda da biodiversidade que, em sua grande maioria, jamais foram cumpridas. Desde então, o número de espécies animais e vegetais ameaçadas só fez aumentar e alguns ecossistemas já foram praticamente aniquilados.

O novo Plano Estratégico deverá ser composto por 20 metas e, segundo o documento de abertura da COP-10, terá o objetivo de “interromper, num período de dez anos, a destruição das bases da natureza que sustentam a vida do homem”. Anfitrião e presidente da conferência, o ministro do Meio Ambiente do Japão, Ryu Matsumoto, resumiu a urgência do momento: “Estamos atingindo o ponto limite, depois do qual não teremos mais como reverter a perda da biodiversidade”, disse.

Repartição de benefícios

Outro tema dominante durante a primeira semana da COP-10 foi a criação de um protocolo que estabeleça um mecanismo internacional de repartição dos benefícios econômicos oriundos do uso dos recursos genéticos da biodiversidade e dos conhecimentos das populações tradicionais. Conhecido como Protocolo ABS (na sigla em inglês), esse documento é objeto de um Grupo de Trabalho que deve apresentar seu relatório até esta quarta-feira (27), quando começará a reunião entre cerca de 100 ministros do Meio Ambiente que finalizará a conferência da ONU sobre biodiversidade.

O Grupo de Trabalho sobre o Protocolo ABS já se reuniu quatro vezes ao longo de 2010, sem, no entanto, conseguir chegar a um consenso mínimo que possibilitasse a elaboração do documento. Mas a pressão do grupo conhecido como Países Megadiversos (dezessete países que reúnem 70% da biodiversidade do planeta) para que esse ponto seja resolvido em Nagoia é muito grande.

Um dos líderes dos Megadiversos, o governo brasileiro vem desempenhando importante papel até aqui nas negociações. “Uma das principais preocupações do Brasil é garantir que haja repartição dos benefícios advindos da utilização dos recursos genéticos contidos em nossa biodiversidade. Também queremos que esses recursos sejam utilizados em cumprimento com nossa legislação nacional, e não que sejam inadequadamente apropriados ou patenteados”, afirmou em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo o chefe da divisão de Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, Paulino de Carvalho Neto, que atua como líder da equipe de negociação do governo brasileiro em Nagoia.

 

Leia também

Últimas notícias