Anvisa autua Monsanto por omissão de informações na produção de agrotóxico

Brasília – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autuou a empresa norte-americana Monsanto por omissão de informações relacionadas ao processo de produção do agrotóxico Glifosato. Leia Também: >> Encontro […]

Brasília – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autuou a empresa norte-americana Monsanto por omissão de informações relacionadas ao processo de produção do agrotóxico Glifosato.

Em nota divulgada nessa segunda-feira (3), a Anvisa informou que a omissão foi constatada durante a fiscalização na fábrica da empresa, em São José dos Campos (SP), na semana passada, e que as informações já tinham sido solicitadas em 2007.

“O objetivo de conhecer o detalhamento do processo de síntese do Glifosato tinha a finalidade de definir o produto como sendo de referência para a concessão de registros por equivalência de outros agrotóxicos com o mesmo ingrediente ativo”, explicou o diretor da Anvisa, José Agenor Álvares, na nota da agência.

Segundo a Anvisa, a Monsanto também deverá efetuar os ajustes no sistema informatizado de controle de qualidade, para que constem os números dos lotes dos produtos no sistema e seja controlado o limite mínimo de ingrediente ativo do Glifosato Dry Técnico. Caso seja comprovada a culpa da empresa, a multa poderá chegar a R$ 1,5 milhão.

Apesar da omissão de informações, a Anvisa destacou que a Monsanto é a primeira das oito empresas fiscalizadas desde julho de 2009, em que não foi encontrado indícios de adulteração de produtos. A empresa ainda não se pronunciou sobre o caso.

Fonte: Agência Brasil

Leia também

Últimas notícias