Defesa civil de SP decreta estado de atenção nesta terça devido à baixa umidade do ar

Baixa umidade do ar pode causar problemas de saúde. Saiba como evitá-los

A umidade relativa do ar na cidade de São Paulo chegou a menos de 30%, índice abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde, às 15h desta terça-feira (1º) e levou a Defesa Civil da Secretaria Municipal de Segurança Urbana a decretar estado de atenção.

Em entrevista à Rede Brasil Atual, Michael Pantera, meteorologista do Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil, informou que no período da noite, madrugada e manhã, a umidade do ar melhora, mas volta a cair e exigir atenção à tarde. “Nesta quarta-feira, vamos ter mais uma tarde de calor e baixa umidade relativa do ar”.

De acordo com o especialista, somente na sexta-feira (4) a situação deve melhorar com a chegada de uma frente fria, que vai causar chuva e queda de temperatura na capital paulista.

Recomendações

A Defesa Civil recomenda que a população evite atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17h e não pratique exercícios entre as 11h e 15h. Também é aconselhável a ingestão de bastante líquido para não ter problemas de desidratação.

As pessoas devem ainda evitar colocar fogo em terrenos baldios e vegetação seca, pois a baixa umidade relativa do ar pode aumentar as chances de incêndio nas pastagens e florestas.

Sem medidas preventivas, a Defesa Civil divulgou que podem ocorrer problemas como:

  • Dores de cabeça e irritação nos olhos, nariz, garganta ou na pele;
  • Aumentam os riscos de transmissão de doenças respiratórias;
  • Aumenta o risco de desidratação;
  • Garganta seca, voz rouca, inclusive com possibilidade de inflamação da faringe;
  • Rompimento de vasos do nariz, provocando sangramento;
  • Maior facilidade de se contrair conjuntivite viral, alérgica e síndrome do olho seco.
  • O aumento de poluentes causa aumento da pressão arterial, arritmia cardíaca, por isso, infartos são mais suscetíveis, principalmente em quem já tem problemas cardiovasculares.

Com informações da Secretaria Municipal de Segurança Urbana