Minc diz que país não será lixeira e promete mais fiscalização

Ministro do Meio Ambiente vai reforçar vistoria de contêineres nos portos brasileiros para evitar entrada de lixo e resíduos tóxicos no país

Rio de Janeiro – O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, prometeu nesta segunda-feira (3) ampliar a fiscalização e a vistoria de contêineres nos portos brasileiros para evitar a chegada de novas remessas de lixo ilegal e resíduos tóxicos ao país.

O ministro anunciou que irá “fechar o cerco” contra as remessas ilegais de lixo nos principais portos brasileiros, que serão equipados com aparelhos de Raio-X para ajudar a Polícia Federal na vistoria dos contêineres.

Minc estima que 85% das mercadorias que passam pelas alfândegas dos portos do país ou não são vistoriadas, ou não são abertas ou não tem a documentação analisada.

Os contêineres com lixo importado ilegalmente da Grã-Bretanha – inclusive resíduos hospitalares e metais tóxicos – que chegaram ao Brasil pelos portos de Santos, em São Paulo, e Rio Grande, no Rio Grande do Sul, foram recolhidos neste fim de semana e estão sendo levados de volta para a Inglaterra.

“Vamos fazer uma investigação de mercadorias que já entraram para saber o quanto foi queimado ou enterrado aqui”, disse Minc a jornalistas no Rio de Janeiro.

O ministro disse ainda que a mesma empresa responsável pela vinda desse material para o Brasil importou no ano passado 500 contêineres. “Queremos saber onde foi parar”, afirmou ele.

Minc garantiu que questionará os países ricos sobre a exportação de lixo nessa semana quando encontrar representantes de Grã-Bretanha e Estados Unidos para discussões sobre o clima.

“Vamos chamar a responsabilidade dos países ricos. Eles não podem fazer um discurso de que vão salvar o planeta e, ao mesmo tempo, mandam lixo para os países em desenvolvimento”, afirmou. “Isso eticamente e moralmente não é correto e vou avisar que o Brasil não será a lata de lixo do planeta.”

Fonte: Reuters

Leia também

Últimas notícias