Alemães estocam lâmpadas incandescentes antes de proibição

Ideia da proibição é economizar energia e evitar emissão de cerca de 25 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano

Berlim – Os alemães, que normalmente se veem como guardiões do meio ambiente, estão estocando lâmpadas incandescentes de alto consumo de energia antes da proibição do produto em toda a União Europeia, afirmou a agência de pesquisa de mercado GfK.

A GfK registrou aumento de cerca de 35% nas vendas de lâmpadas incandescentes na primeira metade do ano. Nesta terça-feira (1º), tem início o processo de proibição da fabricação e da importação de lâmpadas de mais de 75 watts, proposta em 2007 pelo ministro alemão do Meio Ambiente, Sigmar Gabriel.

Alguns varejistas alemães dizem ter visto um aumento de 600% nas vendas de lâmpadas de mais de 100 watts desde o final de julho.

A União Europeia planeja acabar com o uso dessas lâmpadas como parte dos planos para poupar energia, cortar os gases estufa e combater a mudança climática.

A proibição da fabricação e da importação será ampliada a cada ano, e se tornará total até 2012.

A Comissão Europeia prevê que a medida poupará cerca de 40 terawatts de energia por ano no bloco – o suficiente para atender às demandas de energia de um país pequeno.

Segundo a Alemanha, a troca para lâmpadas econômicas pode evitar a emissão de cerca de 25 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano.

Fonte: Reuters

Leia também

Últimas notícias