CUT propõe ação de sindicatos em questões ambientais

Encontro entre o presidente da CUT, Artur Henrique, e o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, tratou da proposta

Os trabalhadores devem se preparar para intervir mais efetivamente em decisões de governos ou de empreendimentos privados que envolvam riscos de impacto ambiental. O assunto foi tema do encontro entre o presidente da CUT, Artur Henrique da Silva Santos, e o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

Na opinião de  Artur, entidades sindicais e mesmo as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) podem ter papel mais importante na questão. “Não é apenas o debate sobre a organização do local de trabalho e a melhoria das condições de trabalho, que continuam a ser tarefa dos sindicatos e da Cipa, mas [saber] se aquela empresa tem algum tipo de resíduo sólido, se coloca dejetos no rio, como trata o entorno da localização da empresa”, explica o sindicalista. “Então, debatemos uma ação mais articulada de uma comissão que não fosse só de análise de acidentes, mas também que pudesse ter essa dimensão relacionada com o meio ambiente”, completa.

O presidente da CUT defende a aproximação das entidades sindicais em processos de licenciamento ambiental, seja para instalações de unidades industriais, obras de infra-estrutura ou empreendimentos agrários. 

O teor da conversa entre o presidente da CUT e o ministro Minc será levado aos sindicatos. Um grupo de trabalho formado por dirigentes, membros do governo e de organismos especializados estudará meios de sistematizar a proposta, que deve ser pauta do próximo congresso nacional da CUT, marcado para agosto.

Leia também

Últimas notícias