Mais conteúdo

TVT estreia programa de entrevistas com reflexões sobre educação e democracia

'Entre Vistas' trará toda terça, às 21h, personalidades das mais diversas áreas. Para secretária de Educação de MG, Macaé Evaristo, convidada da estreia, 'Escola sem Partido' é na verdade com partido

TVT

Macaé e a apresentadora do ‘Entre Vistas’, Carol Pinho. Com participação de Marianna, da UNE, Selma Rocha, Madalena Peixoto e Gilberto Alvarez

São Paulo – A educadora Macaé Evaristo, secretária estadual de Educação de Minas Gerais, é a convidada de estreia do novo programa da TVTEntre Vistas – que vai ao ar nesta terça-feira (14), às 21h. A secretária abordou uma ampla diversidade de assuntos ligados à educação.

Criticou, por exemplo, a decisão do Supremo Tribunal Federal que foi tolerante com discursos discriminatórios na prova de redação do Enem. “Eu avalio essa medida deseducadora quando passamos a ser permissivos com esse tipo de narrativa e a gente volta à origem dessa matriz que estruturou o Estado brasileiro, racista, sexista, machista, excludente, que acha que tem cidadão de segunda categoria.”

Nesta edição de estreia, Macaé Evaristo é entrevistada pela presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Marianna Dias, as pedagogas Madalena Guasco Peixoto e Selma Rocha, e o professor do Cursinho da Poli Gilberto Alvarez. A mediação é da apresentadora Carol Pinho.

Na avaliação da secretária, a ideologia da chamada “Escola sem Partido”, é de fato a de uma escola com partido. “Tem o lado da censura, do atraso, da opressão que se levanta contra um processo de democratização da educação.”

 O Entre Vistas tem como cenário o palco do Tucarena, tradicional anfiteatro da capital paulista nas dependências da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). E terá toda semana uma personalidade do contexto nacional ou internacional em áreas como saúde, educação, cultura, política e esporte. 

Além do entrevistado em destaque por sua área de atuação, participarão da conversa como convidados representantes da sociedade civil como ativistas de movimentos sociais, intelectuais, artistas, sindicalistas e estudantes. O programa discutirá temas atuais de interesse público, com informações relevantes para a população brasileira.

Para ver a TVT

Canal 44.1 – São Paulo e Grande São Paulo
Canal 512 – NET ABC
Canal 513 – NET Mogi
Canal 12 – Vivo São Caetano do Sul
www.tvt.org.br
youtube/user/redetvt
E nas redes sociais da TVT e da RBA