Polícia Federal vai investigar invasões de páginas virtuais do governo

São Paulo – A Polícia Federal decidiu investigar os ataques de hackers a páginas do governo brasileiro na internet. Desde a madrugada de quarta-feira (22), vários endereços, a começar pelo […]

São Paulo – A Polícia Federal decidiu investigar os ataques de hackers a páginas do governo brasileiro na internet. Desde a madrugada de quarta-feira (22), vários endereços, a começar pelo da Presidência da República, sofreram ações que derrubaram os sistemas. Os detalhes do processo não serão divulgados para não prejudicar as investigações.

Apenas nesta sexta-feira (24) chegaram a ficar fora do ar as páginas do Ministério da Cultura, da Infraero e do IBGE. Segundo a assessoria de imprensa do ministério, foi detectada durante a manhã uma sobrecarga de acesso, causada por apenas um IP, que é a identidade do computador, que parecia querer derrubar o servidor do ministério. É a mesma característica do ataque provocado em outros endereços virtuais.

Na página do IBGE foi colocada uma mensagem informando que o Brasil sofrerá neste mês o “maior número de ataques de natureza virtual” de sua história. “Entendam tais ataques como forma de protesto de um grupo nacionalista que deseja fazer do Brasil um país melhor. Tenha orgulho de ser brasileiro, ame o seu país, só assim poderemos crescer e evoluir. Atacado por Fireh4ck3r. Brasil, um país de todos!  Não há espaço para grupos sem qualquer ideologia como LulzSec ou Anonymous no Brasil”.

LulzSec é um grupo estrangeiro responsável por vários ataques a páginas governamentais no mundo todo. Esta semana, a organização diz haver obtido informações sobre repasses a governos estaduais a partir da invasão da página do Ministério do Esporte, ocorrida na quinta (23). O governo descartou a possibilidade. “Dados de repasses de verbas de estados anunciados pelos invasores não são reais, inexistem no site do ministério”, afirma o ministério.

De acordo com a  assessoria do ministério, o ataque foi periférico e não alterou o sistema central da página nem a parte de dados. Mas o ministério optou por tirar o site do ar para uma varredura. Só após essa varredura será possível fazer um diagnóstico mais detalhado do ataque.

Na madrugada de quarta (22), os portais da Presidência da República e da Receita Federal também foram atacados e retirados do ar por hackers. Segundo o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) – empresa pública que presta serviços de tecnologia da informação para os órgãos do governo – os ataques foram feitos com cerca de 2 bilhões de acessos às páginas.

Os hackers fazem acessos de computadores e provedores espalhados no mundo todo, causando a queda da página ou a operação com lentidão. No site da Receita Federal, foram registrados cerca de 300 mil acessos simultâneos – volume que normalmente leva uma hora para ser registrado durante a entrega de declarações do Imposto de Renda.

O diretor superintendente do Serpro, Gilberto Paganotto, disse que as tentativas de invasão aos sites são frequentes. Ele informou que o Serpro dispõe de um grupo de funcionários bem treinados para acompanhar, por 24 horas, os eventuais tentativas e ataques de hackers.

Com informações da Agência Brasil.

 

Leia também

Últimas notícias