No Rio, professores da rede estadual entram em greve por reajuste salarial

Professores pegam 'carona' em protestos dos bombeiros por negociação

São Paulo – Insatisfeitos com a falta de negociação do governo do Rio de Janeiro sobre aumento salarial – eles pedem reajuste emergencial de 26% –, professores da rede estadual decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir desta quarta-feira (8). A decisão veio também em solidariedade à situação dos bombeiros da cidade, em protesto desde o final de abril por aumento salarial. No município de São Gonçalo, os profissionais da educação realizam greve de advertência por 48 horas, e prometem redução de carga horária nesta sexta-feira (10).

Em 2009, o governo estadual lançou um programa de gratificação, o Nova Escola, que garante incorporação do bônus nos salários até outubro de 2015. Os professores pedem que a incorporação das gratificações sejam feitas imediatamente, além de reajuste emergencial de 26% e o descongelamento do plano de carreira dos funcionários administrativos Os profissionais não tiveram aumento salarial por 12 anos, antes do Nova Escola. Segundo o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), a categoria tem piso de R$ 610.

A Secretaria Estadual de Educação (Seeduc) informou que a adesão à greve ainda é de 2%.a Dezessete escolas estaduais ficaram fechadas em todo o estado. O órgão afirma, em nota, que mantém “permanente contato” com as secretarias da Fazenda e do Planejamento a fim de analisar as melhorias reivindicadas.

O Sepe afirma que 60% dos professores e técnicos de educação já aderiram. Ao todo, a rede estadual conta com 1.652 escolas, 51 mil professores, 80 mil funcionários e 1,2 milhão de alunos.

Os profissionais de educação se unirão nesta quinta-feira (9) aos bombeiros acampados na Assembleia Legislativa, com o objetivo de pressionar deputados estaduais a interceder junto ao governador Sérgio Cabral. Nesta sexta, diversas categorias de servidores estaduais farão passeata da Igreja da Candelária até a Assembleia. O Sepe marcou nova assembleia da categoria para a terça-feira da semana que vem (14).

Negociação

Nova proposta de aumento salarial será apresentada ao comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, nesta quarta-feira (8). Na noite anterior, representantes da categoria haviam se encontrado com o comandante, sem sucesso. A proposta salarial apresentada, segundo ele, deveria ser reformulada por não ser viável para as contas do governo estadual.

Com apoio de familiares, de deputados estaduais e da população, os bombeiros do Rio continuam em protesto pela libertação dos 439 militares presos e aumento salarial.