Após denúncias, Santander descarta demissão em massa

Banco firmou compromisso em priorizar trabalhadores na mobilidade interna

São Paulo – Em reunião com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região nesta terça-feira (5), o banco Santander garantiu que não haverá demissão em massa conforme previsto, além de firmar compromisso de dar prioridade aos funcionários do próprio banco para o preenchimento de vagas existentes, visando evitar dispensas.

Segundo a presidenta do sindicato, Juvandia Moreira, a medida de mobilidade interna do banco será acompanhada pela entidade para que não haja cortes. “Um banco do porte do Santander, em pleno processo de expansão de negócios e registrando lucros elevados, inclusive no Brasil, que foi a sucursal mais lucrativa do grupo, 25% do resultado, não tem nenhum motivo para demitir trabalhadores”, justificou.

A ameaça de demissões surgiu na última quinta-feira (31), quando os bancários se mobilizaram em frente ao prédio do banco, na região central de São Paulo.

Para a secretária de Finanças do Sindicato e também funcionária do Santander, Rita Berlofa, os protestos ajudaram a esclarecer o caso. “Foi muito importante a pronta reação dos trabalhadores para acabar com essa ameaça de demissão. Os bancários devem caminhar mobilizados e junto ao Sindicato”, destacou.