Manifestantes contra o aumento da tarifa chamam a atenção na avenida Paulista

Manifestantes sentaram por alguns minutos no cruzamento da Avenida Paulista com Rua Augusta (Foto: Lucas Duarte de Souza) São Paulo – Pela oitava semana consecutiva, ativistas protestaram nesta quinta-feira (3) […]

Manifestantes sentaram por alguns minutos no cruzamento da Avenida Paulista com Rua Augusta (Foto: Lucas Duarte de Souza)

São Paulo – Pela oitava semana consecutiva, ativistas protestaram nesta quinta-feira (3) contra a alta das passagens de ônibus na capital paulista. Aproximadamente 1.500 pessoas participaram do protesto, que percorreu um trecho da Avenida Paulista, e depois seguiram pela rua da Consolação até a prefeitura.

O ato tomou as ruas próximas ao centro financeiro de São Paulo em meio à chuva intermitente do começo da noite e forte aparato policial. Mais de 120 policiais acompanharam a caminhada a pé ou com carros e motos, que cercaram a passeata por todo o percurso.

Apesar de reunir um número menor de pessoas, os ativistas chamaram atenção das pessoas que passavam pela avenida Paulista. Panfletos e gritos de ordem explicavam as reivindicações do grupo para a população.

Na manifestação anterior, cerca de 5 mil pessoas protestaram contra o reajuste das passagens de ônibus de R$ 2,70 para R$ 3, nos primeiros dias do ano. A variação de 11,11% é considerada abusiva pelo movimento.

Diante da sede da prefeitura, houve momentos de tensão quando bexigas com tinta  foram atiradas contra o prédio. A Força Tática da Polícia chegou a avançar, batendo os cassetetes nos escudos e intimidando os manifestantes que ainda permaneciam no local. Naquele momento, a maior parte das pessoas havia dispersado.

Para esta sexta-feira (4), está marcada uma reunião entre os ativistas e representantes da Secretaria de Transportes, que agendou uma reunião de “esclarecimento dos custos dos sistema de transporte público”.

Na próxima quinta-feira (10), o movimento promete fazer um ato diante da residência do prefeito Gilberto Kassab (DEM), com concentração na frente do Shopping Iguatemi, a partir das 17h. O nono ato contra o aumento está marcado para a semana seguinte, no dia 17, diante do Teatro Municipal.

Leia também

Últimas notícias