Economia brasileira é uma das sete maiores do mundo, diz Mantega

Segundo ministro da Fazenda, resultado de 2010 coloca país entre nações que mais crescem no mundo (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil) Brasília – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse […]

Segundo ministro da Fazenda, resultado de 2010 coloca país entre nações que mais crescem no mundo (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Brasília – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quinta-feira (3) que o crescimento de 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB) no quarto trimestre, na comparação com o terceiro trimestre, indica que a economia não está superaquecida. “No quarto trimestre crescemos 0,7%, com uma despesa pública negativa em 0,3%. Isso indica que economia não está superaquecida e que a poupança de 2011 crescerá mais do que a de 2010”, destacou o ministro.

No ano, o PIB teve expansão de 7,5%, na comparação com 2009, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “(O crescimento) de 7,5% é muito, mas é um momento excepcional por causa da crise, já estamos agora num patamar de 5% a 5,5%”, acrescentou Mantega.

Segundo o ministro, o resultado de 2010 coloca o Brasil entre os cinco países que mais cresceram no período, ficando atrás da China, da Índia, da Argentina e da Turquia. “Se considerarmos o PIB a preços de paridade e poder de compra, em conta ainda não oficial, a ser feita pelo FMI [Fundo Monetário Internacional] ou pelo Banco Mundial, atingimos um PIB de R$ 3,6 trilhões, o que nos coloca em sétimo lugar, superando a França e o Reino Unido”, disse, em entrevista coletiva para comentar os números divulgados pelo IBGE.

O crescimento anual, segundo o instituto, deve-se à baixa base de comparação no ano anterior, quando o PIB registrou queda de 0,6%, influenciado pelos efeitos da crise financeira internacional.

Superanimados

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, mostrou-se também muito otimista com a o resultado do PIB de 2010. “Nós estamos superanimados com esse resultado, é um número bom para o país e bom para as pessoas”, afirmou Miriam, em entrevista à Agência Brasil.

Segundo a ministra, o crescimento econômico do país tem ocorrido de forma ordenada. “Este é o desenho de um país que cresce de maneira equilibrada. Existe crescimento de renda, aumento do consumo das famílias, aumento dos programas de crédito e da inclusão social. Este é o país que a gente está construindo.”

Miriam concorda que não há superaquecimento da economia. “Acredito que o  próprio resultado do quarto trimestre (de 2010) aponta um crescimento um pouco menor. Trabalhamos com estimativa entre 4,5% e 5% (para 2011). Isso indica que a economia não está superaquecida. É importante para o país estabilizar a economia”, avaliou.

Fonte: Agência Brasil