Taxas de juros para o crédito continuam elevadas, diz Anefac

(Foto:David Siqueira/sxu.hu) São Paulo – As taxas de juros de todos os tipos de operações de créditos, com exceção do rotativo, aumentaram no mês de janeiro, segundo a Pesquisa de […]

(Foto:David Siqueira/sxu.hu)

São Paulo – As taxas de juros de todos os tipos de operações de créditos, com exceção do rotativo, aumentaram no mês de janeiro, segundo a Pesquisa de Juros da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). Segundo os dados, a taxa de juros para pessoa física passou de 6,79%, em dezembro, para 6,85% em janeiro. Nos últimos 12 meses a taxa de juros para pessoa física chegou a 121,46%. No caso das pessoas jurídicas, a taxa subiu de 3,80%, em dezembro, para 3,88%, em janeiro, e nos últimos 12 meses atingiu 57,90%.

De acordo com o coordenador de Estudos Econômicos da Anefac, Miguel José Ribeiro de Oliveira, a alta pode ser atribuída às medidas tomadas pelo Banco Central no final do ano passado, como a elevação dos depósitos compulsórios, e o aumento da taxa básica de juros, a Selic, em janeiro. Oliveira disse que, por conta das medidas, os custos das operações de crédito devem continuar elevados ao longo dos próximos meses.

 

Fonte: Agência Brasil