Para Lula, Rio não pode ser prejudicado em novo marco do petróleo

Para Lula, a expectativa agora é de que deputados e senadores voltem a debater a questão da distribuição dos royalties do pré-sal (Foto: Roberto Stuckert/ PR) São Paulo – O […]

Para Lula, a expectativa agora é de que deputados e senadores voltem a debater a questão da distribuição dos royalties do pré-sal (Foto: Roberto Stuckert/ PR)

São Paulo – O presidente Lula defendeu nesta sexta-feira (19) que o Rio de Janeiro não seja prejudicado na votação, pelo Congresso, do novo marco regulatório do petróleo. Para ele, houve problemas no debate durante as eleições porque alguns achavam que poderiam ganhar votos com o tema.

Mas, agora, a expectativa é de que deputados e senadores voltem a debater a questão da distribuição dos royalties do pré-sal, tema central porque pode mexer com uma fonte fundamental de recursos para estados como Rio e Espírito Santo. “Nós temos que agir com seriedade, não tirar do Rio o que o Rio tem direito. E que a gente partilhe com os outros Estados a riqueza do pré-sal”, afirmou o presidente durante a cerimônia de batismo do navio-petroleiro Sérgio Buarque de Holanda.

Ao mesmo tempo, Lula demonstrou pouca esperança de ver os projetos centrais do novo marco regulatório votados ainda neste ano, já que o Congresso entrará em recesso no próximo mês. Por outro lado, ele acredita que não haverá problema para a discussão no governo de Dilma Rousseff. “Tenho certeza que a relação de Dilma com o Rio de Janeiro vai ser tão perfeita e boa como foi a minha.”

O senador eleito pelo Rio, Lindenberg Faria (PT), indicou que haverá uma reunião da bancada fluminense com o vice-presidente eleito, Michel Temer, para discutir a distribuição dos royalties e a tramitação dos projetos no Congresso. Faria acrescentou que as especulações sobre o parcelamento dos recursos provenientes dos royalties não partiu do governo, mas dos municípios.

Com informações da Reuters e da Agência Brasil.

Leia também

Últimas notícias