Mídia internacional destaca uso de tanques em favela no Rio

São Paulo – Os sites de jornais de países europeus e latino-americanos destacaram o uso de tanques blindados para ações policiais na Vila Cruzeiro, zona norte do Rio de Janeiro […]

São Paulo – Os sites de jornais de países europeus e latino-americanos destacaram o uso de tanques blindados para ações policiais na Vila Cruzeiro, zona norte do Rio de Janeiro (RJ). A incursão foi destaque em veículos de diversas partes do mundo.

O argentino Clarín sustenta que a favela da zona norte é considerada o principal reduto do Comando Vermelho, apontado como responsável por ações que levaram pânico à cidade desde o final de semana.

“Os blindados do modelo M113 estão equipados com armamento de guerra e são conduzidos por militares, mas as operações na favela serão realizadas exclusivamente por agentes da polícia militarizada, informou o governo regional”, descreve o Clarín. A cobertura televisiva, que exibiu ao vivo a chegada da polícia, também mereceu menção no texto.

O espanhol El País aponta como “decisiva” a batalha contra o tráfico. O jornal traz ainda a informação de que Rodrigo Pimentel, ex-capitão do Bope, que qualifica o momento como “agora ou nunca”, em referência à possibilidade de se combater o narcotráfico.

No Washington Post, dos Estados Unidos, descreveu a figura de um policial do Batalhão de Operações Especiais (Bope) à espera da ação. Apontando apenas o sobrenome Malta do agente, a reportagem diz que ele passava o tempo “comendo amendoim salgado e bebendo refrigerante”. “A ideia é entrar e controlar”, disse Malta à Juliana Barbassa, correspondente do jornal.

Em uma nota breve, o New York Times lembrou da realização da Copa do Mundo em 2014 e a Olimpíada de 2016 como motivos para os questionamentos da segurança da cidade.