Avanço

Metalúrgicos da Ford no ABC têm acordo com reajuste e estabilidade

Além de avaliar proposta, trabalhadores manifestaram solidariedade ao ex-presidente Lula

Edu Guimarães/SMABC

Assembleia na manhã desta quinta-feira aprovou proposta negociada pelo Sindicato dos Metalúrgicos e apoiou Lula

  São Paulo – Trabalhadores na Ford de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, aprovaram em assembleia hoje (19) acordo que inclui reajuste pela inflação na data-base (1º de setembro), estabilidade no emprego até novembro do ano que vem e participação nos lucros ou resultados (PLR). “Após um ajuste de mão de obra, que ainda será realizado pela fábrica, os trabalhadores da área administrativa (mensalistas) também serão contemplados pelo acordo de estabilidade”, informou o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. A fábrica tem aproximadamente 3.200 funcionários.

O acordo prevê pagamento da PLR em maio e dezembro e antecipação para fevereiro do ano que vem do pagamento da primeira parcela do 13º salário. O coordenador da representação sindical na empresa, José Quixabeira de Anchieta, o Paraíba, afirmou que o acordo pode ser revisto caso a montadora anuncie novos investimentos. “O acordo tranquiliza os trabalhadores, mas não o sindicato. Pautamos a estabilidade justamente porque não há o investimento em novos produtos. Caso a empresa nos comunique este investimento, voltaremos para as negociações. Queremos ter produção no ABC por muitos anos e precisamos construir esta negociação.”

A negociação já durava um ano. “Foi muito importante ter a renovação na totalidade da convenção coletiva, pois todos os direitos dos trabalhadores estão garantidos sem aplicação da reforma trabalhista. A mobilização dos trabalhadores permitiu uma boa negociação diante do momento econômico e político que estamos vivendo”, disse o diretor executivo do sindicato Alexandre Colombo.

Durante a assembleia, os metalúrgicos também se manifestaram em solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pedindo sua libertação.