Negociação

Federação recomenda aceitar proposta do TST para os Correios

Decisão será das assembleias de sindicatos ligados à CUT. Base da CTB já havia aprovado acordo e encerrado greve

Fernando Frazão/Agência Brasil

Para os sindicalistas, a manutenção da greve “pode desgastar a categoria”

São Paulo – A Fentect (CUT), federação de trabalhadores nos Correios, está orientando os 31 sindicatos filiados a aceitar a proposta apresentada na quarta-feira (4) pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), encerrando a greve deflagrada em 19 de setembro. Os sindicatos de São Paulo e do Rio de Janeiro, ligados à Findect (CTB), já haviam decidido ontem pelo acordo.

Na proposta, o tribunal inclui reajuste salarial com base no INPC acumulado (2,08%, segundo o IBGE) e manutenção das cláusulas sociais – apenas o plano de saúde continua sendo discutido à parte, também sob mediação do TST. A empresa oferecia 3% de aumento apenas em janeiro, enquanto a proposta aprovada prevê reajuste retroativo à data-base (1º de agosto).

Segundo a federação, o ganho com o reajuste em agosto “é significativo para a categoria”, por ter reflexo também sobre anuênio, 13º, gratificações, adicionais e benefícios, como vale-alimentação. A entidade avalia que o INPC (cita 2,07% em seu informe), retroativo, é “mais vantajoso” que 3% em janeiro.

Para os sindicalistas, a manutenção da greve “pode desgastar a categoria”. Agora, afirma a Fentect, é hora de se preparar para outros embates, “em especial contra a privatização da estatal”.