Metalúrgicos

Impasse segue na Ford, que anunciou 364 demissões no ABC

Sindicato quer que empresa suspenda cortes, para discutir um novo programa de voluntariado

edu guimarães/sind. met. abc

Ford alega necessidade de “adequar os níveis de mão de mão obra às demandas de mercado”

São Paulo – O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a Ford retomaram negociações sobre as demissões anunciadas na semana passada pela montadora na fábrica de São Bernardo – 364 cortes, quase 10% da mão de obra na unidade, segundo o sindicato. Os demitidos estavam em lay-off (suspensão dos contratos de trabalho).

A empresa diz que já usou várias medidas e alega necessidade de “adequar os níveis de mão de mão obra às demandas de mercado”. O sindicato quer que as dispensas sejam canceladas e aceita discutir um novo programa de demissões voluntárias (PDV).

“A fábrica alega que desde 2015 vem enfrentando um cenário difícil e tem sido sustentada pela matriz. E diz que de lá veio a ordem de demissão. Ela alega também que não consegue mais manter trabalhadores em lay-off. Será mais uma negociação muito difícil, mas não será a primeira”, afirmou o coordenador do comitê sindical na Ford, José Quixabeira de Anchieta, durante assembleia realizada na manhã de hoje (16).

A crise econômica que não melhora torna tudo ainda mais complicado, mas quando está tudo bem, quando a produção está alta, a fábrica também não quer pagar aquilo que nós merecemos. Não tem negociação fácil, mas não vamos abrir mão. Vamos insistir na busca de uma solução de equilíbrio”, acrescentou o sindicalista.

Na sexta-feira, os metalúrgicos interromperam atividades no setor de estamparia. O sindicato espera que até sexta-feira a Ford apresente uma nova proposta. “Caso contrário, faremos uma assembleia na segunda (21), com todos os companheiros, para definir as estratégias de luta”, disse Quixabeira.

Os trabalhadores atribuem as dificuldades à falta de novos produtos na fábrica de São Bernardo – o novo Fiesta, de 2013, foi lançado após mais de uma década de negociações entre metalúrgicos e montadora.

No início da semana, a Volkswagen reafirmou investimentos, incluindo a unidade de São Bernardo, que deverá receber dois novos modelos. “Essa notícia é ótima para a região”, afirmou o presidente do sindicato, Wagner Santana, o Wagnão, em entrevista ao jornal Tribuna Metalúrgica

 

 

Leia também

Últimas notícias