Risco

Refinaria de Paulínia reduz contingente e opera sem a devida segurança

Trabalhadores questionam a falta de diálogo e o mérito da decisão, e podem realizar paralisação de 48 horas a partir desta sexta-feira

Reprodução/Petrobras

Segundo o Sindipetro-SP, a refinaria trabalha abaixo da sua capacidade e poderia produzir mais combustível

São Paulo – A Petrobras cortou 45 postos de trabalho na Refinaria de Paulínia (Replan), localizada no interior do estado de São Paulo. A cada turno, foram nove postos extintos nesta semana, o que, segundo os trabalhadores, impede que a planta seja operada em segurança, além de sobrecarregar os remanescentes.

Segundo o Sindicato Unificado dos Petroleiros de São Paulo (Sindipetro-SP), os cortes se baseiam em estudos, que não contou com a participação dos trabalhadores, que o classificam como “inconsistente” e “questionável”. Além disso, o sindicato acredita que a redução dos postos, por óbvio, apontam para futuras demissões desses trabalhadores. 

“Com o número reduzido, a quantidade de trabalho não diminuiu, pelo contrário. Só aumenta cada vez mais. Então, como é que vai operar com segurança nesse cenário novo? Nós não sabemos”, questiona Arthur Bob Ragusa, diretor do Sindipetro-SP, em entrevista para o Seu Jornal, da TVT

Segundo ele, a partir dos cortes, a refinaria passa a operar abaixo “número mínimo”, o que aumenta o risco de acidentes. “Nas refinarias, existe o conceito de número mínimo, ou efetivo mínimo de trabalho. Esse é o efetivo que precisa para a planta ser operada com segurança. No caso da Replan, esse número já é praticado há muitos anos, há mais de uma década, inclusive”, explica Ragusa. 

Além das consequências diretas, como o aumento da insegurança e a possibilidade de demissões, os trabalhadores contestam a forma como a decisão foi tomada, de maneira impositiva, sem qualquer diálogo com os trabalhadores. Eles alertam também que essa situação não é exclusividade da Replan, e ocorre nas demais refinarias.

“Ocorre que a Petrobras fez um estudo cheio de inconsistências, um estudo questionável. O principal problema é que foi feito sem a participação dos trabalhadores, sem negociação com o sindicato, sem diálogo. E esse estudo levou à conclusão de que, no caso da Replan, o número precisaria ser diminuído em nove postos de trabalho por grupo de turno. Trabalhamos lá com cinco grupos de turno, o que acabaria levando a 45 postos de trabalho sendo extintos.”

Ragusa afirma, ainda, que a refinaria opera a com 70% de sua capacidade, e poderia produzir mais, e que a estratégia de redução visa a elevar o preço no mercado dos combustíveis no mercando interno, justificando, assim, o aumento da importação de derivados de petróleo, atendendo a interesses das multinacionais petrolíferas. 

Para se contrapor à ofensiva, o Sindipetro-SP prevê a realização de paralisação por 48 horas, que pode ser desencadeada a partir da 0h desta sexta-feira (23), a depender de decisão da Federação Única dos Petroleiros, que analisa nesta quinta-feira (22) a possibilidade de uma greve nacional, por conta dos cortes que fazem parte da política de desmonte da Petrobras levada adiante pelo atual presidente Pedro Parente, indicado pelo governo Temer. 

Leia também

Últimas notícias