racha tucano

Deputado do PSDB critica partido por votar contra trabalhadores

Deputado estadual e integrante da direção da Força, Antonio Ramalho criticou a postura de seu partido na votação das reformas no Congresso. 'Votou contra os trabalhadores de ponta a ponta'

© Força Sindical

Trabalhadores presentes ao congresso da Força Sindical manifestaram desacordo com reformas de Temer

Praia Grande (SP) – No último dia do congresso da Força Sindical, nesta quarta-feira (14), o posicionamento diante das reformas do governo Temer ocupou boa parte dos debates. Enquanto alguns dirigentes defendem a retirada pura e simples dos projetos, alguns acham mais viável negociar alternativas. “Precisamos ter habilidade para evitar um processo de perda total”, afirmou o agora 2º vice da central, Miguel Torres.

Deputado estadual pelo PSDB e integrante da direção da Força, Antonio Ramalho criticou a postura de seu partido na votação das reformas no Congresso. “Votou contra os trabalhadores de ponta a ponta. Conversamos com o relator e outras pessoas, não fomos ouvidos”, diz Ramalho, que comanda o Núcleo Sindical da legenda. Segundo ele, mesmo outros partidos da base governista se dividiram nas votações. “Nosso partido foi muito radical.”

Sobre a decisão do partido de se manter no governo, Ramalho avalia que “não deveria ter entrado”, mas agora é preciso mostrar responsabilidade. “Sair agora não vai mudar nada.”

O deputado federal Adalberto Souza Galvão, o Bebeto (PSB-BA), também integrante da central, considera que a correlação de forças que permitiu a chegada de Temer ao poder mostra sinais de crise. “O discurso ético está esgotado”, diz. Um resultado é a própria divisão do PSDB, avalia. O parlamentar acredita que dificilmente o governo conseguirá “emplacar” a reforma da Previdência, em tramitação na Câmara. “O deputado vai pensar o seguinte: eu carrego o caixão até a beira da cova, mas não vou pular na cova.”

Já a reforma trabalhista, no Senado, deverá ser aprovada. A discussão, nesse caso, se volta para possíveis vetos ou mesmo uma medida provisória para mexer em alguns itens. “É preciso agora haver uma redução de danos”, diz Bebeto.

O relator do projeto nas comissões de Assuntos Econômicos e de Assuntos Sociais, senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), ignorou centenas de emendas e apresentou apenas recomendações de vetos. Mas isso será possível com um governo enfraquecido? Bebeto desconfia. “Por isso temos de estar com um olho no gato e outro no peixe. É rogar a Deus e continuar nas ruas. Nenhuma das medidas do governo é a favor do interesses nacionais.”

Segundo ele, os gritos de “Fora Temer” ouvidos durante o congresso, que também teve vaias ao ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, no primeiro dia, refletem uma reação popular. “Os trabalhares expressam um sentimento que está plasmado na própria sociedade.”

 

 

Leia também

Últimas notícias