legítimo

Deputado defende emenda para antecipar eleições diretas

Arlindo Chinaglia (PT-SP), presente ao 1º de Maio da CUT, CTB e Intersindical, diz também que reformas de Temer enfrentarão dificuldades para passar no Congresso

arquivo pessoal

Concentração para o ato político de 1º de maio na Avenida Paulista: resistência dos trabalhadores

São Paulo – Para o deputado federal e ex-presidente da Câmara Arlindo Chinaglia (PT-SP) é preciso “pensar seriamente” em apresentar uma Proposta de emenda à Constituição (PEC) que antecipe as eleições presidenciais de 2018. “Politicamente acho que devemos apresentar”, afirmou, antes do início do ato pelo 1º de Maio, Dia do Trabalhador, promovido pelas centrais sindicais CUT, CTB, Intersindical junto com as frentes populares, na Avenida Paulista, em São Paulo.

O presidente do PT, Rui Falcão, concorda com o deputado, e afirma que só uma nova eleição direta para presidente pode por o país de volta ao caminho interrompido pelo impeachment e o golpe parlamentar que destituiu Dilma Rousseff. “A volta da democracia depende da antecipação das eleições diretas”, afirmou..

O governo conta com maioria no Congresso, mas começa a enfrentar dificuldades, avalia Chinaglia, o que pode refletir na discussão da reforma da Previdência, ainda na Câmara, e da reforma trabalhista, aprovada durante a semana passada pelos deputados e encaminhada ao Senado.

Ele observou que o próprio substitutivo do projeto que altera a CLT teve votos insuficientes para a aprovação de uma PEC, como é o caso da que trata da reforma da Previdência, a PEC 287 que, disse o deputado, “a meu ver terá muita dificuldade de ser aprovada.”

Agora no Senado, a reforma trabalhista também deverá enfrentar maiores resistências. “Já começa a haver discordância dentro do próprio PMDB. O porta-voz mais eloquente é o próprio Renan (Calheiros, líder do partido na Casa)”.

A greve geral da última sexta-feira (28) ajuda a modificar o cenário, na avaliação do parlamentar. “Acho que isso coloca a reforma da Previdência em xeque. A disputa está sendo feita nas ruas”, afirmou.

Travas

Antes do ato na Paulista ser iniciado, houve um momento de alguma tensão, quando os sindicalistas foram proibidos por funcionários da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), de estacionar o carro de som em frente ao Masp, como previsto inicialmente. O veículo foi colocado alguns quarteirões adiante, na esquina com a rua Haddock Lobo, no sentido da Rua da Consolação. Nos alto-falantes, destaque para canções do cantor e compositor Belchior, morto no sábado (29), como Velha Roupa Colorida, na voz de Elis Regina.

Leia também

Últimas notícias