Brasília

Contra reforma da Previdência, agentes penitenciários ocupam Ministério da Justiça

Cerca de 500 servidores participaram da mobilização. Categoria quer ser incluída na lista de aposentadoria diferenciada

MÍDIA NINJA

Trabalhadores deixaram o prédio federal, após receberem garantias de que reivindicações irão ao Congresso

São Paulo – Agentes penitenciários de várias regiões do país ocuparam na tarde de ontem (2) o prédio do Ministério da Justiça, em Brasília. Eles pediam tratamento diferenciado na reforma da Previdência. Durante a noite, os trabalhadores deixaram o local, após negociação com representantes do governo federal.

Cerca de 500 servidores penitenciários que participaram da ocupação afirmaram que a categoria reivindica do governo federal ser incluída na lista de aposentadoria diferenciada, junto com os policiais civis, devido ao risco da profissão.

No novo relatório da reforma da Previdência, apresentado em 18 de abril pelo relator Arthur Maia (PPS-BA), os agentes penitenciários foram deixados de fora das regras especiais, que prevê idade mínima de 55 anos para se aposentar. Eles estão nas mesmas regras dos demais trabalhadores brasileiros, que prevê mínimo de 65 anos de idade.

A categoria também reivindica a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 308, que cria a Polícia Penal e, consequentemente, transforma os agentes em policiais. Segundo a Federação Nacional dos Agentes de Segurança Penitenciária (Fenaspen), os servidores deixaram o local após receberam “garantias do governo de que a PEC será pautada no Congresso.

Assista: