Eleição

Bancários de São Paulo começam a escolher sua nova direção

Votação começou nesta terça e vai até sexta-feira. Concorrem duas chapas

Jailton Garcia/Sind. Banc. SP

Eleição dos bancários leva cerca de 680 mesários a 3 mil locais de trabalho em 16 municípios, além da capital

São Paulo – Começou na manhã desta terça-feira (25) a eleição para renovar a direção do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região (CUT). Concorrem duas chapas. A votação vai até sexta-feira (28).

A chapa 1 é liderada pela atual secretária-geral da entidade, Ivone Maria da Silva, funcionária do Itaú. A 2 tem à frente Juliana Publio, do Banco do Brasil.

No total, serão 228 urnas, entre fixas e volantes. Na abertura do processo, hoje, na quadra dos bancários, na região central de São Paulo, participaram a presidenta da entidade, Juvandia Moreira, e o presidente da CUT, Vagner Freitas, que, como ela, é bancário do Bradesco. 

Os dois falaram sobre a greve geral programada pelas centrais sindicais para a próxima sexta-feira (28). “Essa vai ser nossa resposta (às reformas da Previdência e trabalhista)”, afirmou Juvandia. “Em assembleias realizadas nos locais de trabalho, 81% dos bancários votaram pela participação na greve geral.”

“Os representantes das duas chapas têm de coletar votos e conversar com os trabalhadores sobre a greve geral. O relatório da reforma trabalhista que começa a ser lido hoje vai fazer terra arrasada dos nossos direitos”, acrescentou o presidente da CUT.

Com informações do Sindicato dos Bancários de São Paulo