no ataque

Metalúrgicos do ABC usam futebol para explicar retirada de direitos por Temer

Animação produzida pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC mostra o que 'está em jogo' com a proposta do governo Temer

REPRODUÇÃO/TVT/SMABC

‘Quando se junta no ataque, a conquista do trabalhador é certa’, diz narrador sobre gols marcados pelos trabalhadores

São Paulo –  O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC publicou um vídeo nas redes sociais mostrando como o governo de Michel Temer avança contra direitos da classe trabalhadora. O material é uma forma de informar e mobilizar os trabalhadores contra as reformas trabalhistas, defendidas pelo governo Temer. Em linguagem didática, toda a exposição é mostrada  em uma partida de futebol para entender o que “está em jogo”.

No começo da “partida”, o time dos trabalhadores está no ataque e logo marca o primeiro gol: Fundo de Garantia, direito a férias e a 13º salário. “Quando se junta no ataque, a conquista do trabalhador é certa”, diz o narrador.

Em mais um ataque, o time dos trabalhadores marca um novo gol, agora representado pela licença-maternidade e o adicional de insalubridade. Entretanto, após o lance, o comentarista do vídeo alerta para uma nova tática utilizada pelo time dos patrões para frear os avanços dos trabalhadores. “Tem uma movimentação aqui. O time dos patrões estão chamando reforços e vão tentar uma tática nova: a reforma trabalhista.”

“Agora vem os patrões fazendo acordo no Congresso, uma tabelinha com o governo e em apenas um ataque eles vão retirando diversas conquistas dos trabalhadores”, narra o locutor. Após a jogada, o placar favorável dos empregados diminui com o fim do Fundo de Ggarantia, o direito a férias e o aumento da jornada de trabalho. “A regra é clara! Só vão tirar os direitos, se a reforma trabalhista passar no Congresso”, alerta.

No encerramento, o vídeo afirma que com a proposta do governo Temer, as negociações entre patrões e empregados serão “ainda mais injustas”, pois irão tirar diversos direitos garantidos na CLT e na Constituição Federal. 

Assista: