Conscientização é forma mais eficaz de combate a acidentes de trabalho, dizem especialistas

Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região organizou atividades para divulgar formas de prevenção dos acidentes

São Paulo – A conscientização de trabalhadores e empresas foi apontada como a receita mais eficiente para diminuir o número de acidentes do trabalho no país, segundo especialistas no tema. O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP) promoveu durante este mês ações de conscientização nos municípios de Osasco, Guarulhos e São Bernardo do Campo. O ciclo de debates foi encerrado ontem (24) com atividades na capital paulista.

Segundo Maria Cristina de Barros, procuradora federal junto ao Fundacentro, ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), entidade parceira na promoção das atividades, as ações visaram a mobilizar empresas, sindicatos e trabalhadores para diminuir os acidentes de trabalho no país.

“Precisamos unir a sociedade para a conscientização. Não é apenas a falta de equipamentos que causa acidentes, mas sim a falta de consciência de que este acidente pode ser causado a partir do momento em que o trabalhador manipula um equipamento perigoso”, afirmou à Rádio Brasil Atual.

A auditora fiscal em São Paulo, Viviane de Jesus Fortes, comenta causas dos acidentes. “Na construção há muito acidentes envolvendo queda de alturas, falta de proteção, abertura no solo e o risco elétrico.” Na área de transportes, o maior problema encontrado são as jornadas exaustivas. “A falta de regularidades na terceirização acarreta condições precárias das relações de trabalho”, explica Viviane.

O engenheiro ambiental Arnaldo Cambraia ressalta que é preciso que empresas desenvolvam ações educativas. “O Treinamento Diário de Trabalho (TDT) é muito importante. É uma espécie de minitreinamento que alerta o trabalhador a respeito dos procedimentos corretos de segurança, com eletricidade e altura, por exemplo.”

A juíza do trabalho Theresa Cristina Nahas ressalta que, apenas no ano passado, foram recebidas cerca de 125 mil ações trabalhistas em São Paulo e na Baixada Santista. Ela reforça a necessidade de se agir na prevenção destes acidentes. “É necessário evitar que os trabalhadores sofram um dano físico ou moral e que tenham de entrar com ação para reclamar. Queremos trabalhar com a prevenção e não com a reparação. A reparação deve ser a exceção, e ela tem sido a regra.”

As entidades celebram neste domingo (28) o Dia Internacional em Memória de Vítimas de Doenças e Acidentes de Trabalho. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) chama a data de Dia Internacional de Segurança no Trabalho e Saúde.  

Ouça aqui a reportagem de Anelize Moreira. 

Link | Download