Você está aqui: Página Inicial / Trabalho / 2012 / 04 / Senado discute acidentes de trabalho no país

Senado discute acidentes de trabalho no país

por Redação da RBA publicado , última modificação 24/04/2012 11h09

São Paulo – A Comissão de Direitos Humanos do Senado realizou ontem (23) um debate público com especialistas e autoridades para lembrar o “Dia internacional em memória às vítimas de acidentes de trabalho”, que será celebrado no próximo sábado (28). Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 270 milhões de pessoas sofrem acidentes ocupacionais por ano. Deste total, 160 milhões têm doenças profissionais e aproximadamente 5 mil morrem por dia.

No Brasil, de acordo com o Anuário Estatístico da Previdência Social, cerca de 700 mil brasileiros são vítimas de acidentes de trabalho por ano, principalmente choques, quedas e soterramento. O senador Paulo Paim (PT-RS) lamentou que o Brasil ocupe a quarta posição no raking mundial de vítimas fatais no trabalho. “Além das perdas irreparáveis de vida, com a saúde os gastos ultrapassam R$ 70 bilhões por ano.”

Para reverter o quadro, os convidados cobraram a contratação de mais auditores fiscais do trabalho, campanhas e ações do Sindicato das Empresas e do governo para prevenir acidentes e, garantir, melhores condições de saúde e trabalho. 

Ouça aqui a reportagem da Rádio Brasil Atual na íntegra.