Por redução de jornada, sindicalistas planejam ocupar Congresso

Votação de relatório que propõe a redução da jornada máxima de trabalho de 44 para 40 horas semanais está prevista para dia 30

Centrais sindicais pretendem mobilizar 600 lideranças para acompanhar a votação do projeto de redução da jornada máxima de trabalho sem redução de salário marcada para esta terça-feira (30) na Comissão Especial da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). A ação foi definida em encontro realizado na terça-feira (23) em São Paulo, com representantes seis centrias.

Participaram representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Força Sindical, Nova Central e União Geral dos Trabalhadores (UGT).

Segundo o presidente nacional da CUT, Artur Henrique, o encontro definiu que haverá um envolvimento do conjunto das centrais sindicais para dar sustentação ao relatório do deputado Vicentinho, do PT de São Paulo, que aponta a importância e a justiça da medida. Artur Henrique informou também que levantamento do Dieese aponta que a iniciativa pode gerar 2,2 milhões empregos.

De acordo com o secretário geral da CUT Quintino Severo, a mobilização das bases das centrais nos estados, bem como das confederações, federações e sindicatos, será decisiva no convencimento dos deputados e senadores. Ele garante que no dia 30 os trabalhadores farão uma ocupação do Congresso Nacional. “O conjunto das centrais sindicais reconhecidas, ou seja, seis centrais, têm acordo de fazer essa ocupação do COngresso exatamente porque todos nós, neste momento, para enfrentar a crise, para melhorar as condições de trabalho e oportunizar mais empregos, é fundamental a redução da jornada de trabalho”, avisa.

Severo informou que a CUT está organizando, em conjunto com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, manifestações para segunda-feira (29), véspera da votação.

Leia também

Últimas notícias