Mais de três mil protestam por aposentadoria mais digna

Aposentados, pensionistas e sindicalistas participaram de missa e passeata em Brasília por reajuste nos benefícios e pelo fim do fator previdenciário. Vigília no Congresso deve se estender até esta terça

Aposentados e pensionistas fazem manifestação na Câmara em defesa dos seus direitos (Foto: Antônio Cruz/ABr)

Brasília – A luta por aposentadoria mais justa e digna, atuais e futuras, foi retomada por aposentados, pensionistas e sindicalistas. Protesto realizado nesta segunda-feira (25), em Brasília, teve por objetivo pressionar senadores e deputados para que derrubem o veto presidencial ao projeto que estende aos aposentados e pensionistas o mesmo reajuste de 16,67% concedido ao salário mínimo em 2006. O veto diz respeito a uma emenda, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), e tem que ser analisado em sessão conjunta do Senado e da Câmara.

Antes do protesto houve uma Missa na Catedral, logo cedo. Após, os manifestantes fizeram uma passeata pela Esplanada dos Ministérios. A vigília deverá permanecer no Congresso Nacional até terça-feira (26), para pressionar os parlamentares para votar a favor dos trabalhadores e aposentados. Cerca de três mil manifestantes participaram

“A política de reajuste do salário mínimo é conquista dos trabalhadores que fizeram várias marchas a Brasília para cobrar o governo federal. Essa valorização tem de ser estendida aos aposentados e pensionistas que tanto contribuíram, e contribuem, para o fortalecimento do país”, afirma o presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Luiz Cláudio Marcolino, que participou dos atos.

Futuro

Outra importante reivindicação dos trabalhadores é que seja aprovada proposta que acabe com o fator previdenciário, que já foi aprovada no Senado e está em discussão na Câmara. Pelo projeto, fica extinto o uso desse dispositivo como base para cálculo do valor da aposentadoria.

Passeata aposentados

O fator previdenciário é uma forma de cálculo que reduz o valor dos benefícios, no momento de sua concessão, de maneira inversamente proporcional à idade de aposentadoria do segurado. Assim, quanto menor a idade do aposentado, maior é o redutor e, assim, menor o valor do benefício.

“Defendemos o fim do fator previdenciário para as futuras aposentadorias. É necessário que seja aprovada uma proposta com esse caráter, para que a remuneração do aposentado seja mantida de forma a garantir uma vida digna, após tantos anos de contribuição à Previdência”, acrescenta Marcolino.