Secretário se diz ‘perplexo’ com anúncio de greve antes de negociação

Professores municipais de São Paulo marcam paralisação um dia antes da reunião agenda com a prefeitura para apresentação de reivindicações da categoria

São Paulo – O secretário municipal de educação de São Paulo, Cesar Callegari, disse estar “perplexo” com o anúncio de que professores ligados ao sindicato da categoria, o Sinpeem, decidiram ontem (29) entrar em greve a partir de sexta-feira (3), antes da negociação com a prefeitura, marcada para hoje. 

“Nós já tínhamos uma reunião agendada e temos ainda uma reunião agendada para amanhã [hoje] para receber a pauta de reivindicações dos cinco sindicatos que representam a educação. Eu já fui sindicalista e estou perplexo. Nunca vi um processo de negociação começar com uma greve, sem que a gente saiba formalmente quais são as demandas dos trabalhadores”, disse na noite de ontem, ao final do Fórum de Cultura e Educação, que ocorreu no Sindicato dos Jornalistas, no centro de São Paulo.

Representantes dos professores e de sindicatos de outras categorias da educação participam do Sistema de Negociação Permanente da Prefeitura de São Paulo (Sinp), instalado desde 20 de março deste ano, com o objetivo de estabelecer uma mesa setorial de discussões com servidores da área.

Ontem à tarde, cerca de 6 mil professores fizeram uma manifestação no Viaduto do Chá, em frente à prefeitura, e decidiram pela greve proposta pelo Sinpeem, cujo presidente, Cláudio Fonseca, é ex-vereador e aliado do ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD).

“Greve na educação significa paralisar um direito das crianças, jovens e adultos.Greve sempre deve ser o último recurso, não o primeiro. Eu tenho a expectativa que no desenvolver do diálogo e da negociação, o sindicato suspenda essa medida que, no meu modo de entender, não contribui para com um diálogo produtivo em prol da educação na cidade de São Paulo”, disse Callegari.

Leia também

Últimas notícias